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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Maria Veronica do Nascimento Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-07T15:09:53Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:55:53Z | - |
dc.date.available | 2010-03-30 | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2009-02-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Veronica do Nascimento Fernandes. O processo participativo dos idosos na atenção básica a saúde: um estudo da experiência do Movimento de Educador@s Populares no municipio de Recife/PE. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4902 | - |
dc.description.abstract | The elderly participation in Health Popular Education practices in a town called Recife /PE expresses as socialization and promotion of autonomy and freedom forms to each one. In an environment of fighting with the institutionalization of Popular Education in the Municipal Health policy comes up the Popular Educators Movement(MEP), a nongovernmental organization (NGO) formed by health community agents that developed health basic attention projects with different segments of community and, among them, the elderly. This work aims to know the social and historical reality where these practices took place. This research uses the participative observance through the elderly experiences of investigated elderly to analyze and understand the meaning of this elderly participation in these practices. These experiences are showed through the speeches and descriptions of some aspects observed in the local reality. This work points out possible ways to face the challenge of a society is getting old. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-07T15:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 1411185 bytes, checksum: 84db15b79da871a96edf1a02e8cad965 (MD5) Previous issue date: 2009-02-20 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:55:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4139265 bytes, checksum: 25ae5cc5dbc4ed8e1671039513244d8e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3747 bytes, checksum: 6a3c79c5b768081b7d8e81b3cfcc97d3 (MD5) Previous issue date: 2009-02-20 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação Popular em Saúde | por |
dc.subject | Idosos | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Atenção básica a saúde | por |
dc.subject | Health Popular education | eng |
dc.subject | Elderly | eng |
dc.subject | Educational practices | eng |
dc.subject | Health basic attention | eng |
dc.title | O processo participativo dos idosos na atenção básica a saúde: um estudo da experiência do Movimento de Educador@s Populares no municipio de Recife/PE | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Eymard Mourão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2238821936335043 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4676050932010115 | por |
dc.description.resumo | A participação dos idosos nas práticas de Educação Popular em Saúde no município de Recife/PE se expressa como formas de socialização e promoção da autonomia e liberdade destes indivíduos. Numa conjuntura de embates a partir da institucionalização da Educação Popular na Política Municipal de Saúde emerge o Movimento de Educador@s Populares, uma Organização Não-Governamental formada por agentes comunitárias de saúde que desenvolvem projetos na atenção básica à saúde com diversos segmentos, dentre os quais, os idosos. Nesse cenário se desenvolve a presente pesquisa com a intenção de conhecer a realidade sócio-histórica em que se desenvolvem estas práticas. A pesquisa se utiliza da observação participante através das vivências do cotidiano dos sujeitos investigados, na busca pela compreensão dos significados para estes idosos de sua participação nas ações e práticas educativas do MEP, mostradas através das falas e descrição de alguns aspectos da realidade local. Esse estudo também se propõe a apontar alternativas viáveis frente aos desafios existentes em uma sociedade que envelhece a cada dia. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13683/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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