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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4905
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Izabel Cristina-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:54Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:39Z-
dc.date.available2010-05-05-
dc.date.available2018-07-20T23:55:39Z-
dc.date.issued2009-03-07-
dc.identifier.citationMARTINS, Izabel Cristina. Saber popular e escolarização: uma junção necessária no semiárido paraibano. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4905-
dc.description.abstractThe process of education of subjects - children, youth and adults living in rural areas of the municipalities located in semi-arid of Paraiba is wrapped in a context of natural difficulties, social and economic. However, the people know it stands in overcoming the problems faced by the population. The investigations were in the rural municipality of São José de Piranhas - PB at microregion backlands paraibano with a group of individuals composed of participating farmers / residents in the area. In semi-structured interviews and informal conversations, the contents of the diary transcribed speech enabled understanding of the process of exclusion from school in which they emerged and understanding of the continuity of the educational process and the importance of knowledge in these popular courses. Analysis of data indicate the existence of the educational gap in the rural area of the semi-arid, which is related to many different and varied aspects including the failure of proposals and educational actions directed to the area. The process of education of many individuals who now live in rural areas is related to the uncertainties of starting, continuing and further education with a thriving career in search of a future professional achievement, or have a guaranteed right skills and professional skills. The investigative work subject to the semi-arid of Paraiba possible to verify the knowledge / education to learn the popular and the community, with much more effective analytical potential as greater concerns of managers and public educational institutions with the education of these subjects.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectSemiárido paraibanopor
dc.subjectSaber popularpor
dc.subjectExclusãopor
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectSemi-arid paraibanoeng
dc.subjectPeople knoweng
dc.subjectExclusioneng
dc.titleSaber popular e escolarização: uma junção necessária no semiárido paraibanopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araujo, Edineide Jezine Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578618797259656por
dc.description.resumoO processo de escolarização dos sujeitos crianças, jovens e adultos - que vivem nas áreas rurais dos municípios localizados no semiárido paraibano, acontece em um contexto de dificuldades naturais, sociais e econômicas. No entanto, o saber popular se sobressai na superação dos problemas enfrentados pela população. As investigações ocorreram na zona rural do município de São José de Piranhas - PB, localizado na microrregião do sertão paraibano, com um grupo de sujeitos participantes composto por agricultores/as residentes na área. Nas entrevistas semiestruturadas e nas conversas informais, o conteúdo das falas transcritas no caderno possibilitou o entendimento do processo de exclusão escolar no qual estão emersos e a compreensão da continuidade do processo educacional, bem como a importância do saber popular nessas trajetórias. Os resultados da análise de dados indicam a existência de defasagem educacional na área rural do semiárido paraibano, a qual se relaciona aos mais diversos e variados aspectos, entre eles, a insuficiência das propostas e das ações educacionais voltadas para a área. O processo de escolarização de muitos sujeitos que hoje vivem nas áreas rurais está relacionado às incertezas de iniciar, continuar e prosseguir com uma carreira educacional próspera, em busca de uma realização profissional futura, ou de ter garantido por direitas aptidões e habilidades profissionais. O trabalho investigativo com sujeitos do semiárido paraibano possibilita verificar o saber/fazer educativo do saber popular e da coletividade, com potencial analítico bem mais eficaz tanto quanto maiores forem as preocupações dos gestores públicos e das instituições educacionais com a escolarização desses sujeitos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13605/arquivototal.pdf.jpg*
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