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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo Junior, Rusiel Paulino de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:55Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:41Z-
dc.date.available2010-07-01-
dc.date.available2018-07-20T23:55:41Z-
dc.date.issued2007-12-17-
dc.identifier.citationARAUJO JUNIOR, Rusiel Paulino de. A educação musical inclusiva nas escolas de educação básica: perspectivas conceituais e metodológicas. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4908-
dc.description.abstractThis research investigates the municipal schools of education in João Pessoa the process of inclusion of disabled people and the contribution of music in the development of learning. The survey was developed in two city schools, called A and B, from a qualitative analysis of data obtained from systematic observations of everyday school classrooms and inclusive application of a questionnaire to the teachers and interviews with teachers, including music teacher. In order to understand the thematic inclusion in the news broke of the historical background of the inclusion process since the seventeenth century to the present day, through their policies and practices that went through the entire period of the screen. And seeking to relate the music to deficiency is addressed to music on their historical times in the dimension of the possibilities that may have on development of the disabled person to carry out analysis of data collected in schools, which sought to capture the dynamics of the inclusion of the person with disabilities in these schools. The survey data indicated that inclusion is a process to be built that should involve the school, the family and society, it is not enough to guarantee the laws, make necessary it has been proposed for computermediated educational and social inclusion.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectDisabilityeng
dc.titleA educação musical inclusiva nas escolas de educação básica: perspectivas conceituais e metodológicaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0033613170678627por
dc.description.resumoA investigação acerca do processo de inclusão das pessoas com deficiência nas escolas municipais de ensino de João Pessoa desenvolveu-se em duas escolas municipais, denominadas de A e B sob a abordagem da metodologia qualitativa. A coleta dos dados procedeu-se a partir de observações sistemáticas do cotidiano escolar e das atividades educativas das salas de aulas inclusivas, da aplicação de questionário junto aos professores e gestoras e da entrevista com professores, incluindo o professor de música da escola B. O estudo bibliográfico possibilitou compreender a temática inclusão na atualidade a partir da contextualização histórica do processo de inclusão desde o século XVII até os nossos dias, através de suas políticas e práticas. E, buscando relacionar a música à deficiência se abordou a música em seus tempos históricos na dimensão das possibilidades que pode produzir no desenvolvimento da pessoa com deficiência. A análise dos dados coletados nas escolas procedeu-se sob a perspectiva da análise de conteúdo em que se buscou apreender a dinâmica da inclusão da pessoa com deficiência nestas escolas. Os dados da pesquisa apontaram que a inclusão é um processo a ser construído que deve envolver a escola, a família e a sociedade, pois não basta a garantia legal, necessário se faz propostas pedagógicas de intervenção curricular em que a música seja instrumento educativo para o desenvolvimento da pessoa em suas múltiplas aprendizagens.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13616/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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