Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Veronica de Fatima Gomes de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:57Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:04Z-
dc.date.available2010-10-14-
dc.date.available2018-07-21T00:16:04Z-
dc.date.issued2009-06-05-
dc.identifier.citationMOURA, Verônica de Fátima Gomes de. Perspectivas e possibilidades do estudo poético da canção popular brasileira no ensino de literatura no nível médio. 2009. 180 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4914-
dc.description.abstractThis research provides some reflections on the perspectives of inserting songs in the Literature classes in a way that their study gets integrated with the teaching and learning process of literary knowledge in high school. Paying special attention to the current purposes and propositions underlying the teaching and learning of Literature in high school we address the discussions for the inclusion of poetical songs of Brazilian popular music in the Literature classes, considering didactic explorations of the music and pedagogical approaches of the lyrics. In this way, through the approaches that consider the reading literary perspective, it is possible to make poetical lyrics interact with the poetry expressed in them, thus providing students with a learning of literature through which they can discuss issues based on a knowledge offered by this learning. Through these reflections, we present alternatives for the exploration of songs in the classroom, considering the lyrics as a mediating tool in the learning process of reading poetical texts and the use of music as a didactic resource that may help mediate students learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1008279 bytes, checksum: 6949894fd06a3875b5d38166dd948990 (MD5) Previous issue date: 2009-06-05eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1008279 bytes, checksum: 6949894fd06a3875b5d38166dd948990 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3620 bytes, checksum: 3be6273736696793c58e4bae9bf51f28 (MD5) Previous issue date: 2009-06-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Literaturapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectCanção Popular Brasileirapor
dc.subjectTexto Poéticopor
dc.subjectLiterature teachingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectBrazilian popular musiceng
dc.subjectPoetical textseng
dc.titlePerspectivas e possibilidades do estudo poético da canção popular brasileira no ensino de literatura no nível médiopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Amorim, José Edilson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524195105007515por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9422151118223582por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta reflexões sobre as perspectivas para uma inserção da canção nas aulas de Literatura, de maneira que o estudo dessa composição mantenha uma integração com o ensino-aprendizagem dos conhecimentos literários previstos para o Ensino Médio. Com atenção às atuais finalidades e proposições para o ensino-aprendizagem da Literatura no Ensino Médio, dirigimos as discussões para a inserção de canções poéticas da nossa música popular brasileira nas aulas de Literatura deste nível de escolaridade, mediante explorações didáticas da música e abordagens didático-metodológicas das letras. Neste sentido, discorremos sobre possibilidades de que, através de abordagens que considerem a perspectiva da leitura literária, as letras poéticas interajam com a poesia que nelas se expressam e viabilizem aos alunos uma aprendizagem da literatura, pela qual eles possam discutir questões a partir de um conhecimento oferecido por meio dessa aprendizagem. Pelo percurso dessas reflexões, apresentamos alternativas para explorarmos as canções em sala de aula, tendo em vistas a abordagem das letras para intermediar a orientação de uma aprendizagem de leitura do texto poético e a participação da música como um recurso didático que auxilie a intermediar esta aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13668/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf984,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.