Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Dimas Andriola-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:10:01Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:52Z-
dc.date.available2010-12-28-
dc.date.available2018-07-20T23:55:52Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, Dimas Andriola. Práticas de Leitura na Educação de Jovens e Adultos: (re) pensando compreensões e possibilidades para a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSC. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4932-
dc.description.abstractThis research has emerged as a requirement to answer experienced uneasiness thereupon working of Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB / Campus de Cajazeiras, regarding the year 2007, according to the stablishments of Enactment nº 5.840, from 13/07/2006. These concerns were outbursts of teachers who affirmed they were not able to proceed faced with the difficulties, on students side, to the comprehension of the contents, much of this critical situation is attributed to the absence of intimacy between students and reading. In this regard our research arose aiming at analyzing reading practices experienced by PROEJA students as a way to understand their formation as a subject-reader. Our work is based on Kleiman (1996), Silva (1995), Orlandi (1996), Soares (2001), Freire (1994) and Foucambert (1989) reading conceptions, theorists whose works are centered on basic and elementary principles about the grasp of reading and writing mechanisms. The observation was carried out in a PROEJA classroom, at da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, Universidade Federal de Campina Grande, in December 2009 and March 2010. The group was made up of 20 young and adult students and they were chosen by draw, eight of them to an interview. Methodological procedures were conducted on a qualitative research, which in description and analysis offers us a better approach to research subject; semi-structured interviews and data analysis method, following the investigation of interviewees speech, ensuring, in this way, a systematic organization of interviews transcripts, followed by their awareness allied with theoretical discussions about reading. We verified, broadly, students mainly tend to read novels, comics and newspapers. School environment is limited to textbook contents, which do not reach, in most cases, student s reading sensitivity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 825438 bytes, checksum: f998f56f0293d792bc5efb7d1fef3c23 (MD5) Previous issue date: 2010-12-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 825438 bytes, checksum: f998f56f0293d792bc5efb7d1fef3c23 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2246 bytes, checksum: 498532712c669cbc9faa937d5d2af931 (MD5) Previous issue date: 2010-12-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSujeito-Leitorpor
dc.subjectYoung and Adult Educationeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSubject-readereng
dc.titlePráticas de Leitura na Educação de Jovens e Adultos: (re) pensando compreensões e possibilidades para a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSCpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luiz Gonzaga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0503988592143324por
dc.contributor.advisor-co1Sousa, José Wanderley Alves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260113155174657por
dc.description.resumoA presente pesquisa surgiu da necessidade de respostas a inquietações vivenciadas logo após o funcionamento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB / Campus de Cajazeiras, no ano letivo 2007, em sintonia com o estabelecido no Decreto nº 5.840, de 13/07/2006. Essas inquietações eram desabafos de docentes afirmando não saberem como proceder diante das dificuldades, por parte dos estudantes, para o entendimento dos seus conteúdos, atribuindo uma boa parte dessa situação crítica a falta de intimidade entre esses alunos e a leitura. Nesse sentido, surgiu essa pesquisa com o objetivo maior de analisar as práticas de leitura vivenciadas pelos discentes do PROEJA, de modo a entender a sua formação de sujeito-leitor. O trabalho fundamenta-se nas concepções de leitura delineadas por Kleiman (1996), Silva (1995), Orlandi (1996), Soares (2001), Freire (1994) e Foucambert (1989), autores que apresentam princípios básicos e elementares no processo de compreensão dos mecanismos de leitura e de escrita. A observação foi realizada em uma turma do PROEJA, da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande, nos meses de dezembro de 2009 e março de 2010. A turma é composta de 20 alunos jovens e adultos e foram escolhidos, por intermédio de sorteio, oito deles para a entrevista. Os procedimentos metodológicos foram encaminhados na perspectiva da pesquisa qualitativa, a qual em descrição e análise nos oferecem maior proximidade com o objeto de estudo; entrevistas na modalidade semi-estruturada e o método de análise de dados, seguindo as análises das falas dos entrevistados, garantindo, desse modo, a organização sistemática das transcrições das entrevistas, acompanhado do seu entendimento somado às discussões teóricas a respeito de leitura. Constatou-se, em linhas gerais, que os alunos têm tendências para a leitura, principalmente no que tange a romance, história em quadrinho e jornal. Só que a escola, como é limitada aos conteúdos inseridos no livro didático, não atinge, na maior parte dos casos, à sensibilidade leitora do discente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13665/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf806,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.