Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Elizenda Sobreira Carvalho de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:10:03Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:48Z-
dc.date.available2011-02-03-
dc.date.available2018-07-20T23:57:48Z-
dc.date.issued2010-12-02-
dc.identifier.citationSOUSA, Elizenda Sobreira Carvalho de. A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936-
dc.description.abstractThe present work has as its objective, analyze the interactivity between the course participants, teacher, content, platform, specifically the use of the synchronous and asynchronous interactive tools in the process of teach-learning of the Virtual Environment of Learning AVA (Moodle), in the 1st Course of Specialization in School Management of the Program of Pos-graduation in Education of the UFPB. As a contribution and theoretical base adopted for the accomplishment of this study, were considered the social representations of Serge Moscovici and the positioning and concepts about the interaction and interactivity of several authors that argue this theme on the virtual environment of learning. It was used as a instrument to collect data, the participant comment, the virtual semistructured interview and the questionnaire of research, all of this material send through the virtual tools (e-mail, forum, message box), to learn the social representation of the course participants about the interactivity lived in the course. Finishing, each time must qualify more the interactivity between all the actors of distance education, so that it gets better results in the process of teach and learn virtually.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 894655 bytes, checksum: d1521b2bb985e75bbbdd15e19b3f9980 (MD5) Previous issue date: 2010-12-02eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 894655 bytes, checksum: d1521b2bb985e75bbbdd15e19b3f9980 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-12-02en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectAmbientes virtuaispor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectInteractivityeng
dc.subjectVirtual environmentseng
dc.subjectMoodleeng
dc.titleA interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aragão, Wilson Honorato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673228883610996por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299250898473535por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a interatividade entre cursista, professor, conteúdo, plataforma, especificamente o uso das ferramentas interativas síncronas e assíncronas no processo ensino-aprendizagem do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA (Moodle), no 1° Curso de Especia lização em Gestão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Como aporte e base teórica adotada para a realização deste estudo, foram consideradas as representações sociais de Serge Moscovici e os posicionamentos e conceitos sobre interação e interatividade de vários autores que discutem esse tema no ambiente virtual de aprendizagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, a entrevista virtual semiestruturada e questionário de pesquisa, todo esse material encaminhado através das ferramentas virtuais (e-mail, fórum, caixa de mensagens), para apreender as representações sociais dos cursistas sobre a interatividade vivenciada no curso. Finalizando, deve-se qualificar cada vez mais a interatividade entre todos os atores do ensino à distância, para que se obtenha melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13694/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf873,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.