Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-07T15:10:03Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:57:48Z | - |
| dc.date.available | 2011-02-03 | - |
| dc.date.available | 2018-07-20T23:57:48Z | - |
| dc.date.issued | 2010-12-02 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Elizenda Sobreira Carvalho de. A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936 | - |
| dc.description.abstract | The present work has as its objective, analyze the interactivity between the course participants, teacher, content, platform, specifically the use of the synchronous and asynchronous interactive tools in the process of teach-learning of the Virtual Environment of Learning AVA (Moodle), in the 1st Course of Specialization in School Management of the Program of Pos-graduation in Education of the UFPB. As a contribution and theoretical base adopted for the accomplishment of this study, were considered the social representations of Serge Moscovici and the positioning and concepts about the interaction and interactivity of several authors that argue this theme on the virtual environment of learning. It was used as a instrument to collect data, the participant comment, the virtual semistructured interview and the questionnaire of research, all of this material send through the virtual tools (e-mail, forum, message box), to learn the social representation of the course participants about the interactivity lived in the course. Finishing, each time must qualify more the interactivity between all the actors of distance education, so that it gets better results in the process of teach and learn virtually. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-07T15:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 894655 bytes, checksum: d1521b2bb985e75bbbdd15e19b3f9980 (MD5) Previous issue date: 2010-12-02 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 894655 bytes, checksum: d1521b2bb985e75bbbdd15e19b3f9980 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-12-02 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Representações sociais | por |
| dc.subject | Interatividade | por |
| dc.subject | Ambientes virtuais | por |
| dc.subject | Moodle | por |
| dc.subject | Social representation | eng |
| dc.subject | Interactivity | eng |
| dc.subject | Virtual environments | eng |
| dc.subject | Moodle | eng |
| dc.title | A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Aragão, Wilson Honorato | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4673228883610996 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7299250898473535 | por |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a interatividade entre cursista, professor, conteúdo, plataforma, especificamente o uso das ferramentas interativas síncronas e assíncronas no processo ensino-aprendizagem do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA (Moodle), no 1° Curso de Especia lização em Gestão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Como aporte e base teórica adotada para a realização deste estudo, foram consideradas as representações sociais de Serge Moscovici e os posicionamentos e conceitos sobre interação e interatividade de vários autores que discutem esse tema no ambiente virtual de aprendizagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, a entrevista virtual semiestruturada e questionário de pesquisa, todo esse material encaminhado através das ferramentas virtuais (e-mail, fórum, caixa de mensagens), para apreender as representações sociais dos cursistas sobre a interatividade vivenciada no curso. Finalizando, deve-se qualificar cada vez mais a interatividade entre todos os atores do ensino à distância, para que se obtenha melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13694/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 873,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
