Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Lúcia Gomes da-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:10:03Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:50Z-
dc.date.available2011-02-10-
dc.date.available2018-07-20T23:55:50Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Lúcia Gomes da. O uso da imagem na prática pedagógica das educadoras de jovens e adultos na rede de ensino do município de João Pessoa/PB. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4937-
dc.description.abstractThis research aimed to reflect about the image use in the pedagogical practice of educators of the youngsters and adults Education s (EJA) professional from the Municipal teaching of João Pessoa/PB, highlighting the relevance of the educator s practice while dealing with several languages and with the specificities required by EJA. In our era, there is a strong sign of multiple languages in the social environment as expression ways of the modern man: photography, drawing, painting, billboard, sculpture, cartoon and the printed picture in addition to the computer, the TV, the cinema, the DVD and other resources and images which occupy a significant position due to their power of attractiveness, entertainment and pleasure for the people, revealing social, cultural, economic and political representations of the society s groups. The images, conveyed by the mediatic culture, conceal the ideologies of capitalism consumption and production. For this reason, the mediatic culture becomes, dialectically, indispensable tool for understanding the world, the sociocultural context and the youngster s and adult s needs involved in EJA. While interpreting the world, it is necessary to interpret the content of its message. In this perspective, we tried to know how the EJA´s educators uses image in his or her pedagogical practice. Therefore, this study traced the epistemological routes of the qualitative research, using observation and the questionnaire as data collection techniques as well as analyses of school documents. The main collected data were submitted to the archaeological discourse analysis (ADA). Furthermore, the research focused on 12 municipal schools and it involved 34 participants, being 19 teachers and 15 students. Thus, we analyzed the pedagogical use of image which can contribute to school knowledge learning so that the EJA´s educator needs to promote the image pedagogy in this environment providing another meaning to the pedagogical practices, including the use of multiple languages and didactic resources necessary for the meaningful, reflective and critical learning of the youngsters and adults.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2396294 bytes, checksum: 05c8cc865ef8e40b39667d24a3dbd93a (MD5) Previous issue date: 2010-12-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2396294 bytes, checksum: 05c8cc865ef8e40b39667d24a3dbd93a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3694 bytes, checksum: 15c6dfad3fc3053e9bbd1700ee3a9dc3 (MD5) Previous issue date: 2010-12-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectEducadoraspor
dc.subjectImageeng
dc.subjectYoungster s and Adult s Educationeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectEducatoreng
dc.titleO uso da imagem na prática pedagógica das educadoras de jovens e adultos na rede de ensino do município de João Pessoa/PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119274144159124por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652163404919701por
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de refletir sobre o uso da imagem na prática pedagógica das educadoras da Educação de Jovens e Adultos na rede de ensino do município de João Pessoa/ PB, evidenciando a relevância da práxis do educador para lidar com as várias linguagens e com as especificidades demandadas na EJA. Em nossa contemporaneidade, há uma marca forte das múltiplas linguagens no meio social, como formas de expressão do homem moderno: a fotografia, o desenho, a pintura, o outdoor, a escultura, a charge e a estampa, assim como o computador, a televisão, o cinema, o DVD e outros recursos e imagens, que ocupam um lugar relevante, devido ao seu poder de atratividade, de entretenimento e de satisfação para as pessoas, revelando representações sociais, culturais, econômicas e políticas dos grupos da sociedade. As imagens veiculadas pela cultura midiática ocultam as ideologias do consumo e da produção do capitalismo, por isso, ela se torna, dialeticamente, uma ferramenta indispensável para a compreensão do mundo, do contexto sóciocultural e das necessidades do jovem e do adulto envolvidos na EJA. E ao representar o mundo, fazse necessário interpretar o teor de sua mensagem. Nesta perspectiva, buscamos conhecer como as educadoras da EJA utilizam a imagem na sua prática pedagógica. Para tanto, o estudo percorreu os caminhos epistemológicos da pesquisa qualitativa, utilizando a observação e o questionário como técnicas de coleta de dados, como também, a análises de documentos das escolas. Os principais dados coletados foram submetidos à análise arqueológica do discurso (AAD). E ainda, a pesquisa teve como palco 12 escolas municipais e envolveu 34 participantes, sendo 19 educadoras e 15 alunos. Assim, analisamos o uso pedagógico da imagem que poderá contribuir para a aprendizagem do conhecimento escolar, em que o educador da EJA precisa fomentar a pedagogia da imagem nesse ambiente, ressignificando as práticas pedagógicas, incluindo o uso de múltiplas linguagens e dos recursos didáticos necessários à aprendizagem significativa, reflexiva e crítica dos jovens e adultos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13656/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.