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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Erinalva Lopes dos-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:10:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:51Z-
dc.date.available2011-03-28-
dc.date.available2018-07-20T23:55:51Z-
dc.date.issued2010-11-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Erinalva Lopes dos. Educação feminina: ideias e concepções sobre a formação da mulher veiculadas na imprensa da Parahyba do Norte (1912-1927). 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4954-
dc.description.abstractThis paper aims to clarify the educational ideas and concepts expressed by newspapers in Paraíba on the education given to girls in the period of 1912 to 1927. To do so, it tries to reveal the discourses on girls' education, emphasizing the representations of the roles assigned to them by the press, as well as to understand how the society, with all its demands, used to influence and/or determine the content of their education. It also intends to collaborate with the studies in History of Education that use those leaflets as a research source. The sources used for the construction of this text are the newspapers: O Educador, A Imprensa, A União, and official documents such as decrees, reports and regulations. Three categories of analysis guide this work: representation, school culture and gender, in a historical perspective. Most of the articles analyzed show that, in the case of female education, the concern of Paraiba society was driven by the need to educate women to exceedingly pursue their primary role as mother and wife. To women should be given a solid elementary education, for the new society required them to be able to educate the new man in the mold of a hygienist education, however this could not take into risk the home, the family, the patriarchy. For a society in the process of modernization, it was not pleasant to keep women uneducated, isolated in the "recesses of their homes", but could not release them to a completely activity performed for public services; the teaching was thus a plausible alternative to this balance, and the Escola Normal becomes the indicated institution for that function.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Femininapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEscola Normalpor
dc.subjectPeriódicospor
dc.subjectGendereng
dc.subjectEscola Normaleng
dc.subjectNewspaperseng
dc.titleEducação feminina: ideias e concepções sobre a formação da mulher veiculadas na imprensa da Parahyba do Norte (1912-1927)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nunes, Maria Lucia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3488638146623774por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9456188588355649por
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de explicitar as ideias e concepções educacionais veiculadas pelos periódicos paraibanos, sobre a educação dada à mulher no período de 1912 a 1927. Para tanto, busca evidenciar os discursos sobre a educação da mulher, destacando as representações dos papeis atribuídos à mesma através da imprensa, bem como perceber de que modo a sociedade, com suas demandas, influenciava e/ou determinava o conteúdo de sua formação. Pretende, também, colaborar com os estudos realizados na História da Educação, que utilizam os impressos como fonte de pesquisa. As fontes usadas para a construção deste texto são os periódicos: O Educador; A Imprensa; A União, e documentos oficiais como decretos, relatórios e regulamentos. Três categorias de análise norteiam o trabalho: representação, cultura escolar e gênero, na perspectiva histórica. Os vários artigos analisados demonstram que, em se tratando de educação feminina, a preocupação da sociedade paraibana pautava-se pela necessidade de educar a mulher, para exercer com louvor o seu papel primordial de mãe e esposa. À mulher devia ser ministrada uma sólida educação elementar, pois a nova sociedade exigia que a mesma fosse apta para educar o novo homem nos moldes de uma educação higienista, entretanto essa sólida educação não podia pôr em risco o lar, a família, a sociedade patriarcal. Para uma sociedade em processo de modernização não era aprazível manter a mulher sem instrução, isolada nos recônditos do lar , mas também não podia liberá-la totalmente para todas as atividades públicas; o magistério foi, assim, a alternativa plausível para esse equilíbrio e a Escola Normal tornou-se a instituição indicada para tal função.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13661/arquivototal.pdf.jpg*
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