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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonzaga, Andrea Karla de Souza-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:10:10Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:47Z-
dc.date.available2011-04-25-
dc.date.available2018-07-20T23:55:47Z-
dc.date.issued2010-09-17-
dc.identifier.citationGONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDisabilitieseng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.titleO processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araujo, Edineide Jezine Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1363567709569281por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola de Educação Básica - UFPB; identificar quais as concepções das coordenadoras e professoras da instituição sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular e quais as metodologias que empregam para a promoção das aprendizagens dos alunos com deficiência. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com o estudo bibliográfico acerca da temática da inclusão, buscando rememorar a historicidade - da Educação Especial à Educação Inclusiva - bem como identificar as políticas públicas educacionais, as normas e as leis que regulamentam uma educação de qualidade para todos e a sua aplicabilidade na escola regular, promovendo a inclusão dos alunos com deficiência. Parte do pressuposto de que a criança com deficiência é parte integrante da sociedade e detém habilidades a serem desenvolvidas. Foi possível constatar a resistência e a luta das professoras para desenvolverem uma proposta de práticas inclusivas e as iniciativas para o despertar de práticas educacionais de inclusão, para promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos com deficiência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13633/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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