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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ramailda Batista de-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:44:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:53:32Z-
dc.date.available2012-10-09-
dc.date.available2018-07-20T23:53:32Z-
dc.date.issued2012-04-10-
dc.identifier.citationSOUSA, Ramailda Batista de. Dinâmica intergeracional educacional no brasil: um estudo sobre as famílias migrantes, seletividade e efeitos do ambiente. 2012. 59 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4983-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyse the dynamics of intergenerational educational mobility in Brazil comparing the families of migrants and nonmigrants of the main regions of origin and destination of migration, in 2000. For this purpose, we used the 2000 Census microdata from the IBGE. Empirical analysis was separated into two parts. First we used the Markov transition matrices to measure the degree of intergenerational persistence, and the second time an employee has been ordered logit model in order to estimate the main determinants of intergenerational educational mobility. The results show that the degree of mobility is higher for migrant families compared to families native to the region of origin and destination region. It appears that the effect is significant family influence on the rate of accumulation of human capital of children. However, when families flock to areas where the local effect is less severe than the overall effect or external, the persistence of parents with lower levels of schooling becomes smaller. This could be linked to the fact that the family would have better educational opportunities, since the places of destination would be better offer of public services, compared to the birthplace.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectMobilidade Intergeracional de Educaçãopor
dc.subjectMatrizes de Transição Markovianapor
dc.subjectLogit Ordenadopor
dc.subjectMigrationeng
dc.subjectIntergenerational Educational Mobilityeng
dc.subjectMarkov Transition Matriceseng
dc.subjectOrdered Logiteng
dc.titleDinâmica intergeracional educacional no brasil: um estudo sobre as famílias migrantes, seletividade e efeitos do ambientepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Netto, José Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7819098680847991por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8766912330422191por
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo é analisar a dinâmica da mobilidade intergeracional educacional no Brasil comparando as famílias migrantes e não migrantes das principais regiões de destino e de origem da migração, no ano de 2000. Para tanto, foram utilizados os microdados do Censo Demográfico 2000 do IBGE. A análise empírica foi separada em duas partes. Primeiro utilizou-se as matrizes de transição de Markov para medir o grau de persistência intergeracional e, no segundo momento, foi empregado um modelo logit ordenado com o intuito de estimar os principais determinantes da mobilidade intergeracional educacional. Os resultados apontam que o grau de mobilidade é maior para as famílias migrantes, quando comparadas às famílias nativas da região de origem e da região de destino. Verifica-se que o efeito familiar tem expressiva influência sobre o ritmo de acumulação de capital humano dos filhos. No entanto, quando as famílias migram para áreas onde o efeito local tem menor intensidade que o efeito global ou externo, a persistência educacional de pais com níveis mais baixos de escolaridade se torna menor. Isso poderia estar associado ao fato de que a família teria melhores oportunidades educacionais, uma vez que nos locais de destino haveria uma oferta melhor de serviços públicos, quando comparado ao local de nascimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEconomia do Trabalho e Economia de Empresaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Economiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13221/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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