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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4994
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Vitor Borges-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:44:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:53:03Z-
dc.date.available2012-11-27-
dc.date.available2018-07-20T23:53:03Z-
dc.date.issued2005-03-10-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Vitor Borges. Determinantes do sucesso em processo eleitoral: um estudo empírico nas eleições de 2002 nas regiões nordeste e sul do brasil. 2005. 53 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4994-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to verify if the regional differences cause distinct results through the electoral sucess. The raised hypothesis shows that the electorate composition is different when compared with percentual of voters who follow politics and personal convinctions or even sporadically decide their vote, this because of regional characteristics. After estimate the probability of being elect using the Econometric Logit Model, the results show the impact of spending on election campaign on the likelihood of success is greater for the Northeast region, owing to the fact they have more volatile electors. The explicative variables used were: donations declared together to the TSE; Reelection; index of Space concentration of the vote and index of vote dispersion. Finally, if the campaign finance became public as has been suggested by the Public Reform , the resourses distribution should be done considering these regional differences, because the campaign resourses impact on the electors will be completelly different from region to region.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEleiçõespor
dc.subjectLogitpor
dc.subjectFinanciamento de Campanhaspor
dc.subjectElectionseng
dc.subjectLogiteng
dc.subjectFinancing of Campaignseng
dc.titleDeterminantes do sucesso em processo eleitoral: um estudo empírico nas eleições de 2002 nas regiões nordeste e sul do brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite Filho, Paulo Amilton Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3508047836111003por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9027293430207587por
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito verificar se as diferenças regionais causam distintos resultados sobre o sucesso eleitoral. A hipótese levantada mostra que a composição do eleitorado é diferente em relação aos percentuais de eleitores que seguem convicções políticas, pessoais ou decidem seu voto esporadicamente, isso devido às características regionais. Assim, ao ser estimada a probabilidade de se eleger através do modelo econométrico Logit, evidenciou-se que o impacto do gasto em campanha eleitoral sobre a probabilidade de sucesso é maior para a região Nordeste, devido ao fato de terem uma maior parcela de eleitores voláteis. As variáveis explicativas utilizadas foram: doações declaradas junto ao TSE; Reeleição; Índice de concentração espacial do voto e Índice de Dispersão de Voto. Conclui-se também que, caso o financiamento de campanhas no Brasil venha a ser público, como se discute na Reforma Política, a forma de distribuição dos recursos deverá levar em consideração estas diferenças regionais, pois o impacto dos recursos de campanha sobre o eleitorado será completamente diferente de região para região.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEconomia do Trabalho e Economia de Empresaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Economiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13238/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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