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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5033
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Danyella Juliana Martins de-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:45:00Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:53:33Z-
dc.date.available2014-12-10-
dc.date.available2018-07-20T23:53:33Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationBRITO, Danyella Juliana Martins de. Ensaios sobre deslocamentos pendulares: uma análise para a região metropolitana do Recife. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5033-
dc.description.abstractThis thesis aims to evaluate the characteristics of urban mobility in the Metropolitan Region of Recife (RMR), identifying the strength of the commute flows and the role of migration experience over the urban mobility taking account a set of socioeconomic characteristics. To this purpose, we used a gravity model to analyze the main determinants of commuting among the cities in RMR. Moreover, we estimated the treatment effect of the past migration over the likelihood of a household head become a commuter. The following points summarize our main finds. First, the distance between the municipalities of residence and work/study decreases the commuting flows, i.e. the commuting flows are on average higher among nearest regions. Second, the index of local development (IDH) in the municipality of residence is negatively correlated with the commuting flows, while the most developed municipalities have attracted more commuters. Third, the migration experience is positively related to commuting flows, i.e., a household head who had migrated in the last decade increases his probability of become a commuter around 13.4 p.p.. Therefore, the results suggest that public policies directed to urban mobility should be designed taking account different levels of local development and migrations streams.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDeslocamento Pendularpor
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectRegião Metropolitana do Recifepor
dc.subjectCommutingeng
dc.subjectMigrationeng
dc.subjectMetropolitan Region of Recifeeng
dc.titleEnsaios sobre deslocamentos pendulares: uma análise para a região metropolitana do Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramalho, Hilton Martins de Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172956875528013por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2513139681910896por
dc.description.resumoA dissertação investiga o padrão da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife (RMR), identificando os fluxos pendulares e a importância de características socioeconômicas, em especial, do histórico de migração sobre o comportamento pendular intrametropolitano. Para tanto, a metodologia empregada para análise de forças de atração e de repulsão de fluxos pendulares foi o modelo gravitacional, enquanto a influência da experiência de migração sobre a probabilidade de mobilidade pendular foi investigada a partir de um modelo probit bivariado baseado em funções cópulas. Os principais resultados observados apontam que: (i) a distância entre os municípios de residência e de trabalho/estudo atua como uma força de repulsão sobre os fluxos pendulares, isto é, os fluxos pendulares são, em média, maiores entre regiões mais próximas; (ii) o IDH municipal mostrou-se determinante para os fluxos pendulares, de modo que quanto maior o IDH no município de origem menores serão os fluxos pendulares e (iii) a experiência de migração passada parece favorecer diretamente o deslocamento pendular, aumentando sua probabilidade em cerca de 13,4 p.p.. Tais resultados sugerem a consideração da proximidade entre mercados residenciais e de trabalho, nível de desenvolvimento local e fluxos migratórios no desenho de políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEconomia do Trabalho e Economia de Empresaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Economiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13344/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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