Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, áydano Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:45:02Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:53:17Z-
dc.date.available2010-12-29-
dc.date.available2018-07-20T23:53:17Z-
dc.date.issued2010-07-05-
dc.identifier.citationLEITE, áydano Ribeiro. Dinâmica intergeracional educacional e de renda no brasil: uma análise comparativa entre as regiões nordeste e sudeste. 2010. 65 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5043-
dc.description.abstractStylized fact is maintaining the rates of income inequality, especially in the 1990s in Brazil. One reason for this relative stability is the low educational intergenerational mobility and income. This dissertation aims to analyze the intergenerational mobility of education and its determinants and intergenerational mobility of income in Brazil comparing the Northeast and Southeast during the period 1992-2008. The dynamic analysis of intergenerational income and education was done through indicators in Markov transition matrices. Moreover, the determinant of intergenerational educational dynamics was obtained through an ordered logit model. The results suggest that during the study period there was a reduction in educational inequality and income in Brazil. In parallel, there is an increase in intergenerational mobility in income and educational characterized. The increase in educational mobility is characterized by an increase in average years of schooling and reduction of educational persistence, of illiterate parents. The growth of income mobility is characterized by an increase in average income and population reduction of the persistence of poor parents. The results of the parametric model indicate that there is a strong influence of geographic location, the issues of race and gender, and educational attributes of parents about the history of education of their children.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 487176 bytes, checksum: 436b120b2cbd4e5857633a395627e183 (MD5) Previous issue date: 2010-07-05eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:53:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 487176 bytes, checksum: 436b120b2cbd4e5857633a395627e183 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-07-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMarkovpor
dc.subjectMobilidade Intergeracionalpor
dc.subjectCapital Humanopor
dc.subjectLogit Ordenadopor
dc.subjectMarkoveng
dc.subjectIntergenerational Mobility, Human Capitaleng
dc.subjectOrdered Logiteng
dc.titleDinâmica intergeracional educacional e de renda no brasil: uma análise comparativa entre as regiões nordeste e sudestepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Netto, José Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7819098680847991por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092907266715994por
dc.description.resumoÉ fato consagrado a manutenção dos índices de desigualdade de renda, sobretudo na década de 1990, no Brasil. Uma das razões para esta relativa estabilidade é a baixa mobilidade intergeracional educacional e de renda. A presente dissertação tem como objetivo analisar a mobilidade intergeracional educacional e seus determinantes e a mobilidade intergeracional de renda no Brasil comparando as regiões Nordeste e Sudeste no período 1992 a 2008. A análise da dinâmica intergeracional educacional e de renda foi feita através de indicadores obtidos em matrizes de transição markovianas. Por outro lado, a análise dos determinantes da dinâmica educacional intergeracional foi realizada através de um modelo logit ordenado. Os resultados sugerem que ao longo do período de estudo houve uma redução da desigualdade educacional e de renda no Brasil. Em paralelo, observa-se um aumento da mobilidade intergeracional educacional e de renda caracterizado por uma expansão na média de anos de estudo e uma sensível redução da persistência educacional dos pais analfabetos. Os resultados do modelo paramétrico indicam que existe uma forte influência da localização geográfica, dos aspectos raciais e de sexo, além dos atributos educacionais dos pais sobre a trajetória de educacional dos filhos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEconomia do Trabalho e Economia de Empresaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Economiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13408/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf475,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.