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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5160
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construção e validação de um instrumento de coleta de dados para recém-nascidos assistidos no berçário |
Título(s) alternativo(s): | Construction and valuation of data collection instrument for newborns assisted in the nursey. |
Autor(es): | Macêdo, Wânia Cristina Morais de |
Primeiro Orientador: | Fontes, Wilma Dias de |
Resumo: | Introdução: O período neonatal compreende os primeiros 28 dias de vida do bebê. Nessa fase da vida, o ser humano apresenta muitas particularidades caracterizadas pela sua imaturidade. Entretanto, percebe-se que, independentemente, de sua idade gestacional ao nascer, o recémnascido expressa emoções, prazer e dor. Dessa forma, a atenção prestada a ele deve ser estruturada no sentido de prevenir complicações e diminuir os riscos. Sabe-se que, diante de procedimentos cada vez mais especializados, o uso da tecnologia e a forma como está sendo prestada esta assistência vêm aumentando significativamente as possibilidades de sobrevivência dos recém-nascidos. Nesse contexto, o enfermeiro, por meio do Processo de Enfermagem, visa melhorar sua assistência, pois a utilização deste Processo possibilita a identificação dos problemas de saúde apresentados por nossa clientela. A partir de então, poderão ser elaboradas intervenções para a resolução destes problemas. A sistematização da assistência de enfermagem constitui uma necessidade para o desenvolvimento de uma atenção mais eficaz, favorecendo principalmente o cliente. Objetivo: Construir e validar um instrumento de coleta de dados para recém-nascidos assistidos no berçário, uma vez que o histórico de enfermagem constitui a primeira etapa da sistematização da assistência de enfermagem, para contribuir com implantação desta metodologia de trabalho. Neste estudo, optamos em utilizar a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta, por ser uma teoria bastante difundida em todo o Brasil e por esta fazer parte do Projeto de Sistematização da Assistência de Enfermagem do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Metodologia: Para tanto, foi desenvolvido um estudo metodológico, realizado no berçário do Hospital Universitário Lauro Wanderley, na cidade de João Pessoa-PB. O presente estudo teve como população e amostra enfermeiros assistenciais desta instituição, docentes da disciplina Enfermagem Pediátrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como recémnascidos ali assistidos e que, através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, concordaram em participar da pesquisa, sendo os recém-nascidos representados pela suas genitoras. Resultados: Esta pesquisa foi dividida em duas fases: construção da 1ª versão do instrumento de coleta de dados para recém-nascidos assistidos no berçário, a partir de uma ampla revisão de literatura, a qual permitiu a identificação dos indicadores empíricos comuns a esta clientela com base em Horta e a validação destes por enfermeiros assistenciais e docentes; construção da versão final do instrumento a partir da validação de conteúdo e forma, por enfermeiros assistenciais e recém-nascidos assistidos no berçário, da 1ª versão do instrumento, o que culminou em um Instrumento de coleta de dados para recém-nascidos assistidos no berçário e a elaboração de um roteiro para operacionalizá-lo. Considerações finais: Contudo, entendemos que este estudo poderá ser modificado a qualquer tempo, à medida que novas ideias forem surgindo. Esperamos que este instrumento seja incorporado à prática profissional da equipe de enfermagem e que venha a contribuir para melhorar a assistência prestada ao nosso cliente, o recém-nascido. |
Abstract: | Introduction: The neonatal period includes the first 28 days of the baby s life. In this life stage, the human being presents many particularities which are characterized by his/her immaturity. However, it can be noted that newborns express emotions, pleasure and pain, no matter their gestational age when born. This way, the attention given to them must be structured to prevent complications and to reduce risks. Because of the procedures more and more specialized, it is known that the use of technology, as well as the way the assistance is being given are increasing the possibilities of survival by the newborns in a significant way. In this context, the nurse, through the Nursing Process, aims to improve his/her assistance, because this process permits the identification of the health problems presented by our clients. From this, interventions can be elaborated to solve these problems. The systematization of the nursing assistance constitutes a necessity for the development of a more effective attention, what favors the clients, mainly. Because of this problematic, the present study was developed. Objective: to built and to validate a data collect instrument for the newborns assisted in the nursery, because the nursing historic constitutes the first stage of the nursing assistance systematization to contribute with the implementation of this research methodology. Furthermore, in this study we adopted the Basic Human Necessities Theory, by Horta, because it is a very known theory in Brazil. Also, this theory is part of the Nursing Assistance Systematization Project of Lauro Wanderley Universitarian Hospital (HULW). Methodology: Then, it was developed a methodological study, which was done at the nursery of HULW in João Pessoa PB. The present study has as population and sample assistencial nurses and professors, as well as the newborns assisted there. By the Explained and Released Consent Term, they accepted to participate of the research. Results: This research was divided into two stages. The first one is the built of the first version of the data collect instrument for a newborn assisted in the nursery, from an ample literature revision which permitted the identification of the empiric indicators to these clients, based on Horta and the validation of them by assistencial nurses and professors. The second one is the built of the final version of the instrument, from the form and content validation by assistencial nurses and newborns assisted in the nursery of the first instrument version. Then, it culminated in a Data Collect Instrument for newborns assisted in the nursery and the elaboration of one rule for operationalize it. Final Considerations: However, we understand that this study can be modified at any time, since new and better ideas emerge. We hope that this instrument can be incorporated to the professional practice of the nursing team and that it contributes to improve the assistance given to our client, the newborn. |
Palavras-chave: | Assistência de enfermagem Recém-nascido Coleta de dados Validação Nursing assistance Newborn Data collection Validation |
CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Enfermagem |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Citação: | MACÊDO, Wânia Cristina Morais de.Construção e validação de um instrumento de coleta de dados para recém-nascidos assistidos no berçário. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5160 |
Data do documento: | 10-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
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