Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimões, Adriana da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:53:18Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:01:32Z-
dc.date.available2012-01-19-
dc.date.available2018-07-21T00:01:32Z-
dc.date.issued2011-08-25-
dc.identifier.citationSIMÕES, Adriana da Silva. Contribuição de técnicas construtivistas no ensino de engenharia de produção. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5200-
dc.description.abstractThe constructivist teaching method whose main characteristic is the adoption of practical activities in where the individual interacts directly with the object of its development, being motivated to participate actively in the learning process that is included, exploiting their prior knowledge and creativity. From this perspective, this study was to investigate the contribution of constructivist methodology in teaching Production Engineering. For this purpose an experiment was conducted in groups of students of Engineering Production UFERSA, UFF e CEFET-RJ, with the aim of comparing the gains made by students in a traditional classroom and in a constructivist classroom. The two classes discussed the concepts related to Just In Time philosophy. For the constructivist classroom was used Game Production Management, activity games adapted for use in the teaching of production engineering, raised in the literature. Comparison of the results was performed from the application of statistical tests and McNemar Binomial. The results obtained by use of statistical tests denote the contribution of the inclusion of activities in teaching Constructivist Production Engineering. The results collected through a questionnaire administered to students who participated in the experiments showed the acceptance of constructive activity as a tool to complement the exhibition of traditional concepts covered in class.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:53:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2134501 bytes, checksum: 643f6646cae15977cb536533713c1927 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:01:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2134501 bytes, checksum: 643f6646cae15977cb536533713c1927 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1969 bytes, checksum: 3eb4a141bbb8da41d5486f02e49dd445 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMetodologia construtivistapor
dc.subjectEnsino de Engenharia de Produçãopor
dc.subjectGestão da Produçãopor
dc.subjectConstructivist methodologyeng
dc.subjectSchool of Industrial Engineeringeng
dc.subjectProduction Managementeng
dc.titleContribuição de técnicas construtivistas no ensino de engenharia de produçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Adissi, Paulo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130419354233691por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3075728277082745por
dc.description.resumoO método de ensino construtivista tem como característica principal a adoção de atividades práticas em que o individuo interage diretamente com o objeto de seu desenvolvimento, sendo motivado a participar ativamente do processo de aprendizagem em que está incluído, explorando seus conhecimentos anteriores e sua criatividade. Sob essa perspectiva, este trabalho buscou investigar a contribuição da metodologia construtivista no ensino de Engenharia de Produção. Para isso foi realizado um experimento em turmas de alunos dos cursos de Engenharia de Produção da UFERSA, UFF e CEFET-RJ, com o objetivo de comparar os ganhos obtidos pelos alunos em uma aula tradicional e em uma aula construtivista. As duas aulas abordaram os conceitos relacionados à filosofia Just In Time. Para a aula construtivista foi utilizado o Jogo Gestão da Produção, atividade adaptada de jogos utilizados no ensino de engenharia de produção, levantados na literatura. A comparação dos resultados obtidos foi feita a partir da aplicação dos testes estatísticos de McNemar e Binomial. Os resultados obtidos pela utilização dos testes estatísticos denotam a contribuição da inserção de atividades construtivistas no ensino de Engenharia de Produção. Os resultados coletados por meio de um questionário aplicado com os alunos que participaram dos experimentos mostrou a aceitação da atividade construtivista como instrumento complementar a exposição dos conceitos abordados nas aulas tradicionais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13853/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.