Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira Júnior, Francisco Onias Oliveira-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:53:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:01:31Z-
dc.date.available2009-12-17-
dc.date.available2018-07-21T00:01:31Z-
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.citationMOREIRA JÚNIOR, Francisco Onias Oliveira. Análise dos cursos profissionalizantes do instituto CENTEC, área da construção civil, sob a ótica da qualidade em serviços estudo de caso. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5227-
dc.description.abstractThe search for better quality levels in the teaching is constantly growing, being obligation of the Institutions of Teaching that want to evaluate the quality of the rendered services and the improvement of the processes of accomplishment of the courses, assisting their internal and external customers' needs. Seeking to elevate the level of the quality, this work has for objective to present a proposal of use of the minimum requirements in the evaluation of the processes of accomplishment of the courses. For so much it was made an analysis through forms in an unit Technological Vocational Center of Maracanaú belonging to Institute CENTEC s chain that act in this activity in the country towns of the State of Ceará. The internal customers' satisfaction was analyzed with the teaching conditions relating to the infrastructure of the education atmosphere in the accomplishment of the courses, it was verified the teaching conditions offered to the external customers relating to the faculty, methodologies and the didactic-pedagogical organization at the end of the courses and it identified the elements that interfere directly in the quality of the services rendered in the accomplishment of the vocational course. As final result comes forms that can serve as reference for other Institutions of Teaching, in the improvement of the services rendered their customers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:53:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 444509 bytes, checksum: fdc6a84f9110bac811a631b4901492e5 (MD5) Previous issue date: 2009-02-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:01:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 444509 bytes, checksum: fdc6a84f9110bac811a631b4901492e5 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3830 bytes, checksum: 0d1f9e3d87953068652e2a395ec00470 (MD5) Previous issue date: 2009-02-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectQualidade em Serviçospor
dc.subjectSatisfação dos Clientespor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectQuality in Serviceseng
dc.subjectSatisfaction of the Customerseng
dc.titleAnálise dos cursos profissionalizantes do instituto CENTEC, área da construção civil, sob a ótica da qualidade em serviços estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Melo, Maria Bernadete Fernandes Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497013283816630por
dc.description.resumoA busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo constantemente, sendo obrigação das Instituições de Ensino que desejam avaliar a qualidade dos serviços prestados e a melhoria dos processos de realização dos cursos, atendendo as necessidades dos seus clientes internos e externos. Visando elevar o nível da qualidade, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de utilização dos requisitos mínimos na avaliação dos processos de realização dos cursos. Para tanto foi realizada uma análise através de formulários em uma unidade Centro Vocacional Tecnológico de Maracanaú pertencente à rede do Instituto CENTEC que atuam nesta atividade no interior do Estado do Ceará. Foi analisada a satisfação dos clientes internos com as condições de ensino relativas à infraestrutura do ambiente educacional na realização dos cursos, verificou-se as condições de ensino oferecidas aos clientes externos relativos ao corpo docente, metodologias e a organização didática pedagógica ao término dos cursos e identificou os elementos que interferem diretamente na qualidade dos serviços prestados na realização do curso profissionalizante. Como resultado final apresentase formulários que podem servir de referência para outras Instituições de Ensino, na melhoria dos serviços prestados aos seus clientes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13850/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf434,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.