Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5232
Tipo: Dissertação
Título: Modelos aditivos generalizados para a avaliação da intenção de compra de consumidores
Autor(es): Souza, Erivaldo Lopes de
Primeiro Orientador: Silva, Luiz Bueno da
Primeiro Coorientador: Lima Neto, Eufrásio de Andrade
Resumo: Nos últimos anos, vários estudos foram publicados versando sobre fatores que influenciam a intenção de compra do consumidor em diversos setores econômicos. Nesta linha de trabalho, procurou-se, especificamente para o setor de compra coletivas, obter modelos de regressão que pudessem contribuir para o estudo da relação entre a intenção de compra e as características de segmentos de mercado. Visa-se com isso auxiliar na inclusão da variável intenção de compras no processo de escolha de um público-alvo, orientando decisões para satisfazer com maior eficiência consumidores do serviço. Para alcançar o objetivo, entrevistaram-se inicialmente 384 usuários de Internet da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Em seguida os dados obtidos a partir de entrevistas, foram usados para estimar aqueles modelos. Esses modelos foram baseados em pressupostos de teorias da abordagem cognitiva do comportamento do consumidor, especialmente da Teoria da Ação Racional. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário de pesquisa de mercado contendo questões ligadas a fatores psicológicos, sócio-culturais e situacionais do consumidor. O modelo mais bem sucedido foi um modelo aditivo generalizado com nove variáveis e com um termo não paramétrico, obtido a partir do método de suavização splines. Esse modelo apresentou um pseudo-R2 igual a 0,89 e possibilitou alcançar um percentual de acertos nos julgamentos das observações da amostra igual a 94%. Com o auxílio de simulações, verificou-se de que modo o tipo de modelo proposto é capaz de auxiliar na escolha de um público-alvo com maior interesse no uso do serviço. Apresentou-se ainda a maneira pela qual o modelo pode ser usado para avaliar sistemas produtivos, em relação ao atendimento mais eficiente de clientes que têm a intenção de utilizar o serviço. Os modelos aditivos generalizados mostraram-se eficientes para identificar a presença de relações não lineares e foram capazes de gerar um poder explicativo alto da propensão de indivíduos para utilizar um serviço específico.
Abstract: In recent years, several studies have been published dealing on factors that influence consumer purchase intent in various economic sectors. In this line of work, we are specifically for the sector of collective buying, obtain regression models that could contribute to the study of the relationship between the purchase intention and the characteristics of market segments. The aim is to assist in the inclusion of this variable purchase intention in the process of choosing a target group, guiding decisions to meet more effectively service consumers. To achieve this goal, initially interviewed 384 Internet users in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Then the data obtained from interviews, were used to estimate those models. These models were based on assumptions of theories of the cognitive approach of consumer behavior, especially the Theory of Reasoned Action. The instrument used for data collection was a questionnaire containing market research questions related to psychological factors, socio-cultural and situational consumer. The most successful model was a generalized additive model with nine variables and nonparametric one end, obtained from smoothing splines. This model had a pseudo-R2 of 0,89 and allowed to reach a percentage of correct trials of the observations of the sample equal to 94%. With the aid of simulations, it was observed how the proposed model type is capable of assisting in selection of a target with a higher interest in the use of the service. It was also shown how the model can be used to evaluate production systems, in relation to more efficient service to customers intend to use the service. The generalized additive models were effective for identifying the presence of nonlinear relationships and were able to generate a high explanatory power of the propensity of individuals to use specific service.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Intenção de compra
Modelos Aditivos Generalizados
Segmentação de mercado
Consumer behavior
Purchase intent
Generalized Additive Models
Market segmentation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Programa: Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção
Citação: SOUZA, Erivaldo Lopes de. Modelos aditivos generalizados para a avaliação da intenção de compra de consumidores. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5232
Data do documento: 21-Dez-2012
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.