Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Amandio Pereira Dias-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:53:36Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:01:46Z-
dc.date.available2014-09-16-
dc.date.available2018-07-21T00:01:46Z-
dc.date.issued2013-10-23-
dc.identifier.citationARAUJO, Amandio Pereira Dias. Avaliação da carga de trabalho de atendente comercial: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5259-
dc.description.abstractWorkload is the functional relationship between the demands of work and the worker s biological and psychological capabilities. The NASA-TLX is a method that provides the measurement of the workload through the worker s perception. This is because such method uses subjective measures, that is, through a questionnaire addressed to the worker answers referring to the functional aspects are obtained. This measurement of the workload can be used to assist in the reorganization of situations and in early diagnosis of diseases, allowing planning hierarchically preventive and treatment actions. This research is characterized as descriptive in terms of its goals and its aim was to evaluate commercial servers workload. Ergonomic aspects which could contribute to the final result of the workload were also evaluated. In order to it, a case of study was conducted in small agencies of the Brazilian Company of Post and Telegraph in the Federal District, during the first semester of the current year. According to the analyzed variables, the criterion which most contributed to the final result of workload was the mental demand, and the one that less influenced it was the frustration level. With its results, the aim of this research is to subsidize improvements in the commercial servers work processes, contributing to a better quality of work.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:53:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1371187 bytes, checksum: ae8fa3bf2ba2aacb9df465b6d4792141 (MD5) Previous issue date: 2013-10-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1371187 bytes, checksum: ae8fa3bf2ba2aacb9df465b6d4792141 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-10-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectErgonomiapor
dc.subjectMedida subjetivapor
dc.subjectAgências comerciaispor
dc.subjectErgonomicseng
dc.subjectSubjective measureeng
dc.subjectCommercial Agencieseng
dc.titleAvaliação da carga de trabalho de atendente comercial: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Másculo, Francisco Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8862708944989273por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026773369022127por
dc.description.resumoCarga de trabalho é a relação funcional entre as exigências do trabalho e as capacidades biológicas e psicológicas do trabalhador. O NASA-TLX é um método que permite aferir a carga de trabalho sob a percepção do trabalhador. Isto porque este método utiliza medidas subjetivas, ou seja, por meio de um questionário direcionado ao trabalhador são obtidas respostas referentes aos aspectos funcionais. Esta mensuração da carga de trabalho pode ser utilizada para auxiliar na reorganização de situações e no diagnóstico precoce de agravos à saúde, permitindo planejar de forma hierárquica ações preventivas ou de tratamento. A presente pesquisa com relação aos objetivos caracteriza-se como descritiva e teve como objetivo avaliar a carga de trabalho de atendentes comerciais. Foram avaliados também aspectos ergonômicos que poderiam contribuir no resultado final da carga de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo de caso nas Agências comerciais de pequeno porte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Distrito Federal, no primeiro semestre do presente ano. Conforme as variáveis analisadas, o critério que mais contribui no resultado final da carga de trabalho foi a demanda mental e a que menos influenciou foi o nível de frustração. Pretende-se com os resultados desta pesquisa subsidiar melhorias nos processos de trabalho dos Atendentes comerciais, contribuindo para uma melhoria da qualidade do trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13898/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.