Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Valtania Ferreira da-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:53:37Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:01:29Z-
dc.date.available2014-11-26-
dc.date.available2018-07-21T00:01:29Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Valtania Ferreira da. Problema de alocação de viaturas policiais: estudo de caso na cidade de João Pessoa-PB. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5264-
dc.description.abstractFind emergency public services falls into one of the classic optimization problems where points are available for candidates who are chosen, among them, those that optimize the efficiency criteria established, to find a limited number of facilities. The set of candidate sites have great influence on the final solution generated by a model location . In the research, three strategies were used to elect local candidates to position the cars of police : decision of the Security Manager , p-median model and method of clustering k-means. With the support of Geographical Information Systems (GIS ) it was possible to georeference the occurrences of crimes , to visualize the distribution of selected local candidates and identify the presence of hotspots of crime. Aiming to solve the problem of allocating vehicles adopted two approaches : exact and heuristic . Therefore, two hybrid meta - heuristics were implemented - GRASP combined with VND and GRASP with exact model. They obtained same or very approximate solutions of the optimal solution . It was developed a system of spatial decision support based on the solution of the formulation of the problem of locating facilities with restricted coverage and backup coverage. It is a Web tool built with by WebGIS technologyeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:53:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3740949 bytes, checksum: 4b4bb1e725e28d0a9a489835e70b4e60 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:01:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3740949 bytes, checksum: 4b4bb1e725e28d0a9a489835e70b4e60 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLocalização de viaturas policiaispor
dc.subjectHotspotpor
dc.subjectP-medianaspor
dc.subjectK-meanspor
dc.subjectMeta-heurísitcas híbridaspor
dc.subjectWebGISpor
dc.subjectLocation of police carseng
dc.subjectHotspoteng
dc.subjectP-medianeng
dc.subjectK-meanseng
dc.subjectHybrid meta-heurisitcs-
dc.titleProblema de alocação de viaturas policiais: estudo de caso na cidade de João Pessoa-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699185881827288por
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Roberto Quirino do-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0479784808667103por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9013971742133356por
dc.description.resumoLocalizar serviços públicos emergenciais se enquadra em um dos problemas clássicos de otimização onde pontos candidatos são disponibilizados para que sejam escolhidos, dentre eles, aqueles que otimizem o critério de eficiência estabelecido, visando localizar um número limitado de facilidades. O conjunto de locais candidatos tem grande influência sobre a solução final gerada por um modelo de localização. Na pesquisa, foram definidas três estratégias para eleger os locais candidatos ao posicionamento de viaturas policiais: decisão do gestor de segurança, modelo de Pmedianas e método de clusterização k-means. Com apoio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) foi possível georreferenciar as ocorrências de crimes, visualizar a distribuição dos locais candidatos selecionados e identificar a presença de hotspots de crimes. Visando resolver o problema de alocação de viaturas adotou-se duas abordagens: exata e heurística. Para tanto, duas meta-heurísticas híbridas foram implementadas - GRASP combinado com VND e GRASP com modelo exato, as quais obtiveram soluções iguais ou muito aproximadas da solução ótima. Foi desenvolvido um sistema de apoio a decisão espacial baseado na solução da formulação do problema de localização de facilidades com restrições de cobertura e cobertura backup. Trata-se de uma ferramenta WEB construída com base os padrões usados pela tecnologia WebGISpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13974/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.