Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kramer, Raphael Harry Frederico Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-08T14:53:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:01:47Z | - |
dc.date.available | 2014-11-27 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-14 | - |
dc.identifier.citation | KRAMER, Raphael Harry Frederico Ribeiro. Uma abordagem heurística para o pollution-routing problem. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5267 | - |
dc.description.abstract | This dissertation deals with the Pollution-Routing Problem (PRP), a Vehicle Routing Problem (VRP) with environmental considerations, recently introduced in the literature by Bekta ¸s e Laporte (2011). The objective is to minimize operational and environmental costs while respecting route-load constraints and service time windows. Costs are based on driver wages and fuel consumption, which depends on many factors, such as travel distance and vehicle load. Vehicle speeds are additional decision variables of the problem which complement routing decisions. They impact the total cost, the travel times between the locations, and thus the set of feasible routes. We propose a hybrid method that combines a local search-based metaheuristic with an exact approach and a recursive speed-optimization algorithm. Moreover, two other green VRP variants, the Fuel Consumption VRP (FCVRP) and the Energy Minimizing VRP (EMVRP), are addressed. The results obtained compare very favorably with those found in the literature, and many new improved solutions are reported. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-08T14:53:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3056611 bytes, checksum: e73001b52f3f37e092e742b4d599ce04 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:01:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3056611 bytes, checksum: e73001b52f3f37e092e742b4d599ce04 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2861 bytes, checksum: 65551192ce0fface702d32f86a957513 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14 | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Roteamento de Veículos | por |
dc.subject | Logística Verde | por |
dc.subject | Matheurística | por |
dc.subject | Otimização de Velocidades | por |
dc.subject | Vehicle Routing | eng |
dc.subject | Green Logistics | eng |
dc.subject | Matheuristic | eng |
dc.subject | Speed Optimization | eng |
dc.title | Uma abordagem heurística para o pollution-routing problem | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Subramanian, Anand | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2752210156480636 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6699185881827288 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6100360879284224 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação lida com o Pollution-Routing Problem (PRP), i.e. um Problema de Roteamento de Veículos (PRV) com considerações ambientais, recentemente introduzido na literatura por Bekta¸s e Laporte (2011). O objetivo consiste na minimização dos custos operacionais e ambientais, respeitando as restrições de carga dos veículos e janelas de tempo dos clientes. O custo é baseado no salário dos motoristas e no consumo de combustível, que depende de diversos fatores, como distância percorrida e carga transportada. As velocidades dos veículos são variáveis de decisão adicionais que complementam as decisões de roteamento. Tais velocidades interferem diretamente no custo total, nos tempos de viagem, bem como no conjunto de rotas viáveis. Uma abordagem híbrida que combina uma metaheurística baseada em busca local com uma abordagem exata e um algoritmo recursivo para otimizar as velocidades é proposta para solucionar o problema. Além do PRP, outras duas variantes do PRV com considerações ambientais são tratadas: o PRV considerando consumo de combustível e o PRV com minimização de energia. Os resultados obtidos se mostraram bastante favoráveis quando comparados com os melhores da literatura, e diversas soluções melhoradas são reportadas. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13902/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.