Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKramer, Raphael Harry Frederico Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:53:38Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:01:47Z-
dc.date.available2014-11-27-
dc.date.available2018-07-21T00:01:47Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.citationKRAMER, Raphael Harry Frederico Ribeiro. Uma abordagem heurística para o pollution-routing problem. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5267-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the Pollution-Routing Problem (PRP), a Vehicle Routing Problem (VRP) with environmental considerations, recently introduced in the literature by Bekta ¸s e Laporte (2011). The objective is to minimize operational and environmental costs while respecting route-load constraints and service time windows. Costs are based on driver wages and fuel consumption, which depends on many factors, such as travel distance and vehicle load. Vehicle speeds are additional decision variables of the problem which complement routing decisions. They impact the total cost, the travel times between the locations, and thus the set of feasible routes. We propose a hybrid method that combines a local search-based metaheuristic with an exact approach and a recursive speed-optimization algorithm. Moreover, two other green VRP variants, the Fuel Consumption VRP (FCVRP) and the Energy Minimizing VRP (EMVRP), are addressed. The results obtained compare very favorably with those found in the literature, and many new improved solutions are reported.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:53:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3056611 bytes, checksum: e73001b52f3f37e092e742b4d599ce04 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:01:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3056611 bytes, checksum: e73001b52f3f37e092e742b4d599ce04 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2861 bytes, checksum: 65551192ce0fface702d32f86a957513 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRoteamento de Veículospor
dc.subjectLogística Verdepor
dc.subjectMatheurísticapor
dc.subjectOtimização de Velocidadespor
dc.subjectVehicle Routingeng
dc.subjectGreen Logisticseng
dc.subjectMatheuristiceng
dc.subjectSpeed Optimizationeng
dc.titleUma abordagem heurística para o pollution-routing problempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Subramanian, Anand-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636por
dc.contributor.advisor-co1Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699185881827288por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6100360879284224por
dc.description.resumoEsta dissertação lida com o Pollution-Routing Problem (PRP), i.e. um Problema de Roteamento de Veículos (PRV) com considerações ambientais, recentemente introduzido na literatura por Bekta¸s e Laporte (2011). O objetivo consiste na minimização dos custos operacionais e ambientais, respeitando as restrições de carga dos veículos e janelas de tempo dos clientes. O custo é baseado no salário dos motoristas e no consumo de combustível, que depende de diversos fatores, como distância percorrida e carga transportada. As velocidades dos veículos são variáveis de decisão adicionais que complementam as decisões de roteamento. Tais velocidades interferem diretamente no custo total, nos tempos de viagem, bem como no conjunto de rotas viáveis. Uma abordagem híbrida que combina uma metaheurística baseada em busca local com uma abordagem exata e um algoritmo recursivo para otimizar as velocidades é proposta para solucionar o problema. Além do PRP, outras duas variantes do PRV com considerações ambientais são tratadas: o PRV considerando consumo de combustível e o PRV com minimização de energia. Os resultados obtidos se mostraram bastante favoráveis quando comparados com os melhores da literatura, e diversas soluções melhoradas são reportadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13902/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.