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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Adissi, Marcéu Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-08T14:59:37Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:04:22Z | - |
dc.date.available | 2012-02-10 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-11 | - |
dc.identifier.citation | ADISSI, Marcéu Oliveira. Sistema embarcado para estimação de torque, velocidade e eficiência em motores de indução. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5323 | - |
dc.description.abstract | The presented work aims at monitoring in real time the important parameters in induction motors in a non-invasive manner. A method for estimation of torque, shaft speed and energy efficiency has been developed. An embedded system is employed for acquiring electrical signals from the motor and local processing. The calculated values are transmitted to a monitoring unit through an IEEE 802.15.4-based wireless sensor network. At the base unit, various motors can be monitored in real time. To choose the method to be used, a survey on the main methods was made. The method by air-gap torque was considered the most appropriate to the requirements for being accurate and non-invasive. An experimental study was conducted to observe the accuracy of the estimated methods used, and the relationship between the wireless sensor network performance and the spectral occupancy at the operating environment. Therefore, the embedded system was deployed on a workbench of dynamic sinusoidal torque in an industrial environment. The performance of the embedded system and the estimation results were extremely positive. The results show that even with the difficulties of wireless transmission in some scenarios, the system was fully capable of providing processed information for the monitoring. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-08T14:59:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3106797 bytes, checksum: 5882905bec7a2111fa1be0a9ec00e437 (MD5) Previous issue date: 2012-01-11 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:04:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3106797 bytes, checksum: 5882905bec7a2111fa1be0a9ec00e437 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2152 bytes, checksum: 1b8ec6a98053e440722e7a06c2b2bc03 (MD5) Previous issue date: 2012-01-11 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Sistema embarcado | por |
dc.subject | Estimação de parâmetros | por |
dc.subject | Motor de indução | por |
dc.subject | Rede de sensores sem fio | por |
dc.subject | Embedded System | eng |
dc.subject | Sensorless | eng |
dc.subject | Induction Motor | eng |
dc.subject | Wireless sensor networks | eng |
dc.title | Sistema embarcado para estimação de torque, velocidade e eficiência em motores de indução | por |
dc.title.alternative | Embedded system for estimation of torque, speed and efficiency in induction motors | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima Filho, Abel Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0801399035139894 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8896750905199310 | por |
dc.description.resumo | O trabalho proposto visa monitorar em tempo real grandezas importantes em motores de indução trifásicos de forma pouco invasiva. Foi desenvolvido um método de estimação de torque, velocidade no eixo e eficiência energética. Um sistema embarcado foi construído para a aquisição de sinais elétricos do motor e processamento local. Os valores calculados são transmitidos para estação base através de uma rede de sensores sem fio baseada no padrão IEEE 802.15.4. Na estação base, vários motores podem ser monitorados em tempo real. A fim de desenvolver o método a ser utilizado para estimação das grandezas, foram pesquisados os principais métodos existentes. O método a partir do torque no entreferro foi considerado o mais adequado às necessidades devido à sua exatidão e baixa invasividade. Um estudo experimental foi realizado para observar a exatidão dos métodos de estimação utilizados, assim como a relação entre o desempenho da rede sem fio e a ocupação espectral no ambiente operacional. Para isso, o sistema embarcado foi instalado em uma bancada de torque dinâmico senoidal em ambiente industrial. O desempenho do sistema embarcado e os resultados das estimações foram extremamente positivos. Os resultados mostram que, mesmo com as dificuldades na transmissão sem fio em alguns cenários, o sistema foi totalmente capaz de fornecer informações processadas para o monitoramento. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Engenharia Mecânica | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14102/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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