Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Brunna Lima de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:09:06Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:06:09Z-
dc.date.available2012-05-17-
dc.date.available2018-07-21T00:06:09Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Brunna Lima de. Processos de licenciamento de pólos geradores de viagens: uma visão mais sustentável ao município de João Pessoa. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5460-
dc.description.abstractThe study of transportation systems describes various projects as potential points of attraction for the population; they are called Trip Generator. The process of attractiveness interferes directly triggered by developments in the transport system. Among the negative impacts it can be noted the concentration of the capacity of the transportation system. This impact on the transport system should be provided in the licensing process of Trip Generators. The methods adopted in Brazil to characterize them are traditional enterprises and encourage the use of private vehicles for transportation, prioritizing the provision of parking with capacity for this user profile. Changes have been observed in some developed countries, especially in Europe, about the politics of urban traffic management adopted in the evaluation of projects considered Trip Generator. This research analyzes an overview of some international and national licensing procedures exist for these enterprises, obtaining as a result of a comparison between the different processes and identifying the strengths and weaknesses. Adopting two different methodologies of authors who have studied indices and indicators for Sustainable Urban Mobility, an identification was made on to present which indicators can be influenced by the deployment of a Trip generator. From this identification are set forth actions that can be added to the licensing process in the city of João Pessoa which are in line with the new sustainable urban mobility policies developed by the Ministry of Cities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2167148 bytes, checksum: 554d1587c0880ff3b83f12cabf794bd4 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2167148 bytes, checksum: 554d1587c0880ff3b83f12cabf794bd4 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3413 bytes, checksum: ca44bbc425ac8e3f511f58e3f5d740e7 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPólos geradores de viagenspor
dc.subjectProcessos de licenciamentopor
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpor
dc.subjectTrip generator centereng
dc.subjectLicensing processeng
dc.subjectSustainable urban mobilityeng
dc.titleProcessos de licenciamento de pólos geradores de viagens: uma visão mais sustentável ao município de João Pessoapor
dc.title.alternativeLicensing process for trip generator center: a vision more sustainable for the city of João Pessoaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Eduardo Rodrigues Viana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9966295997259863por
dc.description.resumoO estudo sobre sistemas de transportes descreve diversos empreendimentos como potenciais pontos de atração para a população, denominados Pólos Geradores de Viagens (PGV´s) ou Pólos Geradores de Tráfego (PGT´s). O processo de atratividade desencadeado por empreendimentos interfere diretamente no sistema de transporte. Dentre os impactos negativos pode-se destacar o adensamento na capacidade do sistema de transporte. Este impacto no sistema de transportes deve ser previsto no processo de licenciamento dos PGV´s. Os métodos adotados no Brasil para caracterizar os empreendimentos PGV são tradicionais e estimulam o uso do veículo privado como meio de transporte, priorizando a oferta de estacionamento com capacidade para atender este perfil de usuário. Mudanças têm sido observadas em alguns países desenvolvidos, notadamente na Europa, acerca das políticas de gestão do tráfego urbano adotadas na avaliação de empreendimentos tidos como Geradores de Viagens (Trip Generator). Nesta pesquisa analisa-se um panorama internacional e nacional de alguns processos de licenciamento existentes para PGV´s, obtendo-se como resultado uma comparação entre os diferentes processos e identificando os pontos positivos e negativos. Adotando duas metodologias de diferentes autores que estudam índices e indicadores de Mobilidade Urbana Sustentável, foi feita uma identificação sobre quais indicadores podem sofrer influência da implantação de um PGV. A partir desta identificação são apresentadas ações que possam ser agregadas ao processo de licenciamento de PGV´s no município de João Pessoa que estejam em consonância com as novas políticas de mobilidade urbana sustentável desenvolvida pelo Ministério das Cidades.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Cívil e Ambientalpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambientalpor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18612/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.