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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho Neto, João Filadelfo de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:09:12Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:06:01Z-
dc.date.available2009-11-17-
dc.date.available2018-07-21T00:06:01Z-
dc.date.issued2008-07-10-
dc.identifier.citationCARVALHO NETO, João Filadelfo de. Otimização de rotas com o auxilio de uma plataforma SIG-T no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU/ João Pessoa /PB. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5478-
dc.description.abstractThe accidents and the violence in the urban way result of the actions and or human omissions, through conditioning technical and or society. In 2005, those occurrences were responsible for about 75% of the total of the deaths for violent causes according to ministry of Health of Brazil. A key element in the attendance to the victims of violence and accidents is the time of displacement, that can change the medical picture in subject of minutes, and to do the difference between to survive or to die, according to the procedures of the adopted during the golden hour. In Brazil, a service that has great importance in this activity it is SAMU - Service of Movable Attendance of Urgency and Emergency, in which the choice of the route to be followed by the ambulance, depends in the great majority of the times of the driver's knowledge on the city and of your intuition on the best road to be proceeded, which a lot of times don't represent the fastest. In this perspective, a route tool associated to the use of a Geographical Information System (GIS) was tested gone back to Transports (of the type SIGT), related to the Global Positioning System (GPS), to potency the choice of the best route and the decrease of the time, of the morbimortalidade risk and of the costs generated in the installment of the service. In this work, it was tested in an initial way the viability of use of a tool of to optimize of routes and time of operation in SAMU, through modeling procedures in transports, previously tends as application cell an area chosen in João Pessoa - Paraíba.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRoteirização - SAMUpor
dc.subjectSistema de Informações Geográficas - Otimização de rotaspor
dc.subjectServiço de Atendimento Móvel às Urgências e Emergências - SAMUpor
dc.subjectTo Routingeng
dc.subjectSistema de Informações Geográficas - Transportes - SIG-teng
dc.subjectService of Movable Attendance of Urgency and Emergency - SAMUeng
dc.titleOtimização de rotas com o auxilio de uma plataforma SIG-T, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU/ João Pessoa /PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, Nilton Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8562093622305647por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6031356491634821por
dc.description.resumoOs acidentes e as violências no meio urbano resultam das ações e/ou omissões humanas, através de condicionantes técnicos e/ou sociais. Em 2005, essas ocorrências foram responsáveis por cerca de 75% do total das mortes por causas violentas segundo o Ministério da Saúde do Brasil. Um elemento chave no atendimento às vítimas de violências e acidentes é o tempo de deslocamento gasto para realizar o atendimento, que pode mudar o quadro médico em questão de minutos, e fazer a diferença entre sobreviver ou morrer, conforme os procedimentos adotados durante a golden hour. No Brasil, um serviço que tem grande importância nesta atividade é o SAMU Serviço de Atendimento Móvel às Urgências e Emergências, no qual a escolha da rota a ser seguida pela ambulância, depende na grande maioria das vezes do conhecimento do motorista sobre a cidade e da sua intuição sobre o melhor caminho a ser seguido, o que muitas vezes não representa o mais rápido. Nesta perspectiva, testou-se uma ferramenta de roteirização associada ao uso de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) voltado para Transportes (do tipo SIG-t), conexo ao Sistema de Posicionamento Global (o GPS), potencializando a escolha da melhor rota e a diminuição do tempo, do risco de morbimortalidade e dos custos gerados na prestação do serviço. Neste trabalho, foi testada de forma inicial a viabilidade de utilização de uma ferramenta de otimização de rotas e tempo de operação no SAMU, através de procedimentos de modelagem em transportes, tendo como célula de aplicação uma área previamente escolhida na cidade de João Pessoa - Paraíba.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Cívil e Ambientalpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambientalpor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18547/arquivototal.pdf.jpg*
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