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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Júnior, José Vanildo de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:09:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:06:11Z-
dc.date.available2010-05-05-
dc.date.available2018-07-21T00:06:11Z-
dc.date.issued2006-09-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, José Vanildo de. Fluxograma do processo de planejamento arquitetônico aplicado a mercados públicos. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Cívil) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5557-
dc.description.abstractThis work is a study of the evolutionary process of the Government-sponsored grocery markets and the revolution occurred at the grocery retail in the last decades. It identifies the architectural and urban parameters that are basis for a project methodology apply to Government-sponsored grocery markets. With this purpose, a research was done about the layout as well as the architectural shape of those markets throughout history; it was investigated the function and the new paradigms of retail, the importance of hygienic and secure food to define the parameters for quality control, the consumer decision-make process at the retail environment and the logic of the location for those urban equipment at the urban grid. At last, it is described the phases that compose the architectural planning of a Government-sponsored grocery markets, organizing a flowchart of activities to assure the development of a rational and systematic project process.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMetodologia de projetopor
dc.subjectMercado públicopor
dc.subjectVarejopor
dc.subjectProject metodologyeng
dc.subjectGovernment-sponsored grocery marketeng
dc.subjectRetaileng
dc.titleFluxograma do processo de planejamento arquitetônico aplicado a mercados públicos.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Francisco de Assis Gonçalves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947411589934560por
dc.description.resumoEste trabalho faz uma incursão sobre o processo evolutivo dos mercados e a revolução ocorrida no varejo de alimentos, nas últimas décadas, para identificar parâmetros arquitetônicos e urbanísticos que embasem uma metodologia de projeto aplicada a mercados públicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa sobre as configurações morfológicas do mercado ao longo da história, investigaram-se o papel e os novos paradigmas do varejo, a importância da higiene e da segurança alimentar na definição de parâmetros para o controle de qualidade, o processo de decisão do consumidor no ambiente varejista e a lógica da localização destes equipamentos na malha urbana. Por fim, descrevem-se as etapas que compõem o planejamento arquitetônico de um mercado público, organizando-as em um fluxograma de atividades, de modo a assegurar o desenvolvimento de um processo projetual racional e sistemático.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Cívil e Ambientalpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambientalpor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18625/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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