Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Flávio José de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:11:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:06:52Z-
dc.date.available2011-11-23-
dc.date.available2018-07-21T00:06:52Z-
dc.date.issued2011-06-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Flávio José de. Da imaginação criadora da ciência à imaginação criadora da poesia em Gaston Bachelard. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5587-
dc.description.abstractCe travail de réflexion apporte la pensée de Gaston Bachelard, penseur perspicace et infatigable dans ses recherches philosophiques. Il a vécu l'une des périodes les plus tumultueuses de la science, les années post-révolution einsteinienne. Cependant, Bachelard comprendre que cet événement représente un mouvement inhérent à la connaissance scientifique, qui doit être construit sur des corrections constantes et des approximations. Bachelard reconnaît que la connaissance est développé sous la dynamique de l imagination créatice, qui entraîne également la dynamique de la création artistique. Par conséquent, la pensée bachelardienne considère la vieille dichotomie entre la science et l'art manque de validité. L'activité scientifique et l'activité artistique peuvent harmoniser eux-mêmes, tout en préservant leurs différences constitutives, puisque les deux sont formées avec l'aide de la rêverie créatrice, la capacité originaire de dépasser et d élargir la realité, aussi bien, la possibilité de création radicalement nouvelle. Ainsi, par la lecture du travail philosophique de Bachelard, des écrits épistémologiques et des écrits de la poésie, on comprend comme l'imagination créatrice peut mantenir d'activité de l'homme diurne ou l'homme nocturne, un seul homme qui pense pendant qu il rêve et qui rêve pendant qu il pense.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1728635 bytes, checksum: 5b70f00835d0beed3f3f48bf337b3971 (MD5) Previous issue date: 2011-06-16eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1728635 bytes, checksum: 5b70f00835d0beed3f3f48bf337b3971 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1965 bytes, checksum: 565699a3966672596c68541c7c814eb9 (MD5) Previous issue date: 2011-06-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBachelardpor
dc.subjectimaginação criadorapor
dc.subjectdevaneiopor
dc.subjectpoesiapor
dc.subjectciênciapor
dc.subjectontologiapor
dc.subjectepistemologiapor
dc.subjectestéticapor
dc.subjectBachelardeng
dc.subjectimagination créaticeeng
dc.subjectrêverieeng
dc.subjectpoésieeng
dc.subjectscienceeng
dc.subjectontologieeng
dc.subjectépistémologieeng
dc.subjectesthétiqueeng
dc.titleDa imaginação criadora da ciência à imaginação criadora da poesia em Gaston Bachelardpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Torres, Jesus Vázquez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2600402554797258por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1219291457473728por
dc.description.resumoEste trabalho reflexivo trata do pensamento de Gaston Bachelard, pensador arguto e incansável em suas investigações filosóficas. Ele viveu um dos períodos mais tumultuados para a ciência, os anos pós-revolução einsteiniana. Bachelard, porém, compreende que este evento representa um movimento inerente ao próprio conhecimento científico, que deve ser construído mediante constantes retificações e aproximações. Bachelard reconhece que o conhecimento se desenvolve sob a dinâmica originária da imaginação criadora, dinamicidade que também anima a criação artística. Nesse sentido, o pensamento bachelardiano considera a antiga dicotomia ciência e arte sem validade. A atividade científica e a atividade artística podem se harmonizar, ainda que preservando suas diferenças constitutivas, porquanto ambas se formam com o concurso do devaneio criador, capacidade de superar e de ampliar a realidade, bem como, possibilidade de criar o radicalmente novo. Assim, mediante a leitura da obra filosófica de Bachelard, os escritos epistemológicos e os escritos da poética, compreendemos como a imaginação criadora sustém quer a atividade do homem diurno quer a do homem noturno, um único e mesmo homem que pensa enquanto devaneia e devaneia enquanto pensa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14037/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.