Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Ana Monique Moura de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:11:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:07:34Z-
dc.date.available2014-03-12-
dc.date.available2018-07-21T00:07:34Z-
dc.date.issued2013-09-30-
dc.identifier.citationARAUJO, Ana Monique Moura de. Natureza, Gênio e Arte no Terceiro Momento da Crítica Kantiana. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5622-
dc.description.abstractThis essay consist in think the Kant s aesthetics in reference to the relacional sense between nature, genius and art in the formation (Bildung) of aesthetic culture inserted by a critique of taste. For this, we used the work Critique of judgment (Kritik der Urteilskraft, 1790). In the first moment, we explain the theme about the feelings of the subject in the reception of genial art. Here, we show as these feeling are apart from the epistemological function, because have only reflexions. In the second moment, our research approach the relation between subject and nature, without the auspices of the racionalism or epistemology, but in the use of the possibilities of subjective aesthetic existence or life as cultivation of taste inside of that Kant conceited as aesthetic culture.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalAnaMonique.pdf: 774825 bytes, checksum: 690a3f858008e4317bc3a9b983d614c6 (MD5) Previous issue date: 2013-09-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:07:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 774842 bytes, checksum: 5b0337fc1896ed3ca13af76e87336df5 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 3620 bytes, checksum: 657e6d7e365d5071f2743c5b57c239ed (MD5) Previous issue date: 2013-09-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEstética Kantianapor
dc.subjectEstética do sujeitopor
dc.subjectNatureeng
dc.subjectGeniuseng
dc.subjectArteng
dc.subjectCritiqueeng
dc.subjectAestheticeng
dc.titleNatureza, Gênio e Arte no Terceiro Momento da Crítica Kantiana.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Azevêdo, Edmilson Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6673077309868107por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3576152722392426por
dc.description.resumoEm um primeiro momento abordamos o aspecto da relação entre o sujeito enquanto expressão de genialidade e a natureza enquanto semelhante à arte. Procuramos evidenciar como tais sentimentos estão livres de uma função epistemológica, por integrarem uma faculdade de julgar ligada tão só a uma reflexão. Daqui retiramos, em um último momento, elementos favoráveis para pensarmos a proposta kantiana de uma estética do sujeito sem os auspícios da epistemologia ou do racionalismo, porque imbuída do projeto de uma crítica sensível sobre a experiência com a natureza e a arte, que culmina por se configurar como um conjunto das possibilidades do existir subjetivo enquanto tema para o cultivo do gosto dentro do que Kant chama, portanto, de cultura estética.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17682/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf756,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.