Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carlos Hugo Honorato da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:11:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:07:24Z-
dc.date.available2010-05-19-
dc.date.available2018-07-21T00:07:24Z-
dc.date.issued2009-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Hugo Honorato da. Possibilidade na Existência em Kierkegaard: uma crítica à Ciência da Lógica de Hegel. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5675-
dc.description.abstractIn this thesis we want to do a reconstruction of Kierkegaard's critical to the system of Hegel's Logic, from the ontological question and is based on the philosophy of Kierkegaard, or existence. For Kierkegaard existence is pure contingency and, therefore, the existence of anything is possible and in this sense, is the factor that possibility at odds with the Hegelian speculative philosophy that attempts to explain reality, leaving out the chance of your logic. The task is to expose the arguments of the philosopher danés, which uses the method of indirect communication through his pseudonyms, to reveal the ambiguity of a philosophy which aims to create a system that encompasses existence. In his time, Kierkegaard sees the exponential growth of science, which leaves the individual and their existential issues, as they search for answers more and more objective and devoid of passion. This is why Kierkegaard claims to be the ethics (which I do) more important to man than the knowledge (which I know). Knowledge is only relevant, according to Kierkegaard, when precede action. The truth lies not in knowledge, for pure thought is a mere phantom , but the action that the truth lies, for it is through action that it can be experienced. In the last part of our present work, the pen pseudonym Johannes de Silencio, the story of Abraham suspending moral duty to God, Kierkegaard's analogy of a passion that overrides reason.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:11:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 929435 bytes, checksum: 0198dbc8a9568125598a843d7fd6d125 (MD5) Previous issue date: 2009-12-15eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:07:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 929435 bytes, checksum: 0198dbc8a9568125598a843d7fd6d125 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1978 bytes, checksum: 4f3cbb8bd561b8d9ade92545a9b4bed3 (MD5) Previous issue date: 2009-12-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRazãopor
dc.subjectLógicapor
dc.subjectSistemapor
dc.subjectPaixãopor
dc.subjectPossibilidadepor
dc.subjectpor
dc.subjectExistênciapor
dc.subjectReasoneng
dc.subjectLogiceng
dc.subjectSystemeng
dc.subjectPassioneng
dc.subjectPossibilityeng
dc.subjectFaitheng
dc.subjectExistenceeng
dc.titlePossibilidade na Existência em Kierkegaard: uma crítica à Ciência da Lógica de Hegelpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Deyve Redyson Melo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1784229392558094por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8130947916185055por
dc.description.resumoNesta dissertação pretendemos fazer uma reconstrução da crítica de Kierkegaard ao sistema da Lógica de Hegel, a partir da questão Ontológica em que está embasada a filosofia kierkegaardiana, ou seja, a existência. Para Kierkegaard a existência é pura contingência e, sendo assim, na existência tudo é possível e, neste sentido, é o fator possibilidade que entra em choque com a filosofia especulativa hegeliana que pretende explicar a realidade, deixando o acaso fora de sua Lógica. A tarefa é expor os argumentos do filósofo danés, que usa o método de comunicação indireta, através de seus pseudônimos, para desvelar o equívoco de uma filosofia que pretende criar um sistema que abarque a existência. Em sua época, Kierkegaard percebe o exponencial crescimento da ciência, que abandona o Indivíduo e suas questões existenciais, por uma busca de respostas cada vez mais objetivas e desprovidas de paixão. É neste sentido que Kierkegaard afirma ser a ética (o que devo fazer) mais importante para o homem do que o conhecimento (o que devo saber). O saber só terá importância, segundo Kierkegaard, quando preceder a ação. A verdade não reside no conhecimento, porque o pensamento puro é um mero fantasma , mas é na ação que a verdade se encontra, pois é através da ação que ela poderá ser experimentada. Na última parte de nosso trabalho apresentaremos, na pena do pseudônimo Johannes de Silentio, a história de Abraão que suspende a moral por dever a Deus, uma analogia kierkegaardiana da paixão que se sobrepõe à razão.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Filosofiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14263/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf907,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.