Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuintão, Altemar de Figueirêdo Bustorff-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:16:57Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:09:57Z-
dc.date.available2012-01-17-
dc.date.available2018-07-21T00:09:57Z-
dc.date.issued2011-08-15-
dc.identifier.citationQUINTÃO, Altemar de Figueirêdo Bustorff. A Geografia na educação de jovens e adultos trabalhadores em Mamanguape: percurso histórico e práticas atuais. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5793-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the importance of geography to working students in youth and adults education (EJA) classes. The bibliographical research of relevant literature and documentations was jointly conducted with the department of education in the city of Mamanguape and in the estate of Paraiba in order to find sources that would allow us to understand the conception of municipal education for adult education in general and for geography classes in particular. Thus, we discuss how the geography has been treated in the type of education project. Our methodology included an investigation of the literature relevant to the empirical research. The group under study comprised 7th and 8th grade EJA classes in the Colonel José Castor do Rêgo Municipal Elementary School the city of Mamanguape. We selected five students, chosen because they are workers for whom we used a semi structured interviews focusing on particular geographic category of place and the crosscutting theme for labor in order to achieve our goal. After analyzing the results, we reached the conclusion that students recognize the importance of geography course for their civic education. However, there were some problems, regarding the implementation of adult education mode for this group. These issues are discussed throughout this dissertation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1238024 bytes, checksum: 5ee10a139204f8c456d41d7155818a3e (MD5) Previous issue date: 2011-08-15eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1238024 bytes, checksum: 5ee10a139204f8c456d41d7155818a3e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2939 bytes, checksum: 58a5ab801ece88fcbe66cdffbe24d953 (MD5) Previous issue date: 2011-08-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectAlunos trabalhadorespor
dc.subjectYouth and adults educationeng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectWorking studentseng
dc.titleA Geografia na educação de jovens e adultos trabalhadores em Mamanguape: percurso histórico e práticas atuaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Maria Adailza Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301114224654184por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1908692679566620por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a importância da Geografia para alunos trabalhadores de classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental junto às Secretarias de Educação do Município de Mamanguape e do Estado da Paraíba na busca de fontes que nos permitissem compreender como foi concebida a educação municipal na modalidade EJA de uma forma geral e, em especial, para a disciplina Geografia. Assim, discutimos como a Geografia foi tratada nos projetos destinados a essa modalidade de ensino. Nossa metodologia abrangeu uma pesquisa bibliográfica associada a uma empírica. Teve como universo a turma de 7ª e 8ª séries da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel José Castor do Rêgo do município de Mamanguape. Foram selecionados cinco alunos, escolhidos por serem trabalhadores, para os quais utilizamos uma entrevista semiestruturada, abordando em especial a categoria geográfica lugar e o tema transversal trabalho para a obtenção do nosso objetivo. Após a análise dos resultados, chegamos à conclusão de que os alunos reconhecem a importância da disciplina Geografia para sua formação cidadã, porém, identificamos alguns problemas no que diz respeito à aplicação da modalidade EJA para esse grupo. Estas questões serão discutidas ao longo desta dissertação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Geografiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13858/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.