Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima Filho, Jorge Ferreira de | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:17:09Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:10:16Z | - |
| dc.date.available | 2014-08-26 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:10:16Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-30 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA FILHO, Jorge Ferreira de. O ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didático. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832 | - |
| dc.description.abstract | La presence des nouvelles Technologies d Information et de Communication (tic s) dans le context de la societé contemporaine devient quelque chose de proéminent et d important impact dans le process de production de l espace geographique. La rapide profusion des informations, le flux croissant des personnes et des materialités, les réseaux chaques fois plus dense, et l apparente ampliation de la fluidité des territories attribuent de nouveaux paramètres pour la comprehension de la relation espace temps. Le système educational, qui diverses fois a eu son developpement influencé par les demandes socio-économique et culturelles des contextes historiques, ne s exonerent pas du process de transformations et de transitions des propositions de l education du 20 siècle, ou les TIC s sont appropriés et déploient des fonctions importantes dans le process d enseignement et d apprantissage, dans ce sens, le present travail, a comme objectif de proposer reflection sur la relation entre l enseignement de géographie et les TIC s, spécialement a ce qui se refère a l utilisation de logiciels éducatifs les comme recours didactique. analisant avec la meilleure precision les dialogues entre la géographie scolaire et le software éducationale de l entreprise P3D Education. | fra |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:17:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3761647 bytes, checksum: 08c3c2ce3194a8b11b3bcdcce8646a5b (MD5) Previous issue date: 2013-08-30 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:10:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3761647 bytes, checksum: 08c3c2ce3194a8b11b3bcdcce8646a5b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2112 bytes, checksum: 2f96a5dcde3af576466dd564aa4eeb6f (MD5) Previous issue date: 2013-08-30 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Ensino de geografia | por |
| dc.subject | TIC's | por |
| dc.subject | Geografia escola | por |
| dc.subject | Softwares educacionais | por |
| dc.subject | Enseignement de la géographie | fra |
| dc.subject | TIC's | fra |
| dc.subject | Géographie scolaire | fra |
| dc.subject | Logiciels éducatifs | fra |
| dc.title | O ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didático | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Carlos Augusto de Amorim | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9003023654793814 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4118553731930642 | por |
| dc.description.resumo | A presença das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC s) no contexto da sociedade contemporânea torna-se algo proeminente e de relevante impacto no processo de produção do espaço geográfico. A rápida profusão das informações, os crescentes fluxos de pessoas e materialiades, as redes cada vez mais densas e a aparente ampliação da fluidez dos territórios atribuem novos parâmetros para compreensão da relação tempo-espaço. O sistema educacional, que diversas vezes teve seu desenvolvimento influenciado pelas demandas socioeconômicas e culturais dos contextos históricos, não passa isento a esse processo de transformações e de transição nos propósitos da educação do século XXI, em que as TIC s são apropriadas e desempenham funções importantes no processo de ensino e aprendizagem, Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo propor reflexões sobre a relação entre o ensino de geografia e as TIC s, especificamente no que condiz ao uso de softwares educacionais como recurso didático, analisando com maior precisão os diálogos entre a geografia escolar e o software educacional da empresa P3D Education. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Geografia | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14245/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
