Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima Filho, Jorge Ferreira de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:17:09Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:10:16Z-
dc.date.available2014-08-26-
dc.date.available2018-07-21T00:10:16Z-
dc.date.issued2013-08-30-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, Jorge Ferreira de. O ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didático. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832-
dc.description.abstractLa presence des nouvelles Technologies d Information et de Communication (tic s) dans le context de la societé contemporaine devient quelque chose de proéminent et d important impact dans le process de production de l espace geographique. La rapide profusion des informations, le flux croissant des personnes et des materialités, les réseaux chaques fois plus dense, et l apparente ampliation de la fluidité des territories attribuent de nouveaux paramètres pour la comprehension de la relation espace temps. Le système educational, qui diverses fois a eu son developpement influencé par les demandes socio-économique et culturelles des contextes historiques, ne s exonerent pas du process de transformations et de transitions des propositions de l education du 20 siècle, ou les TIC s sont appropriés et déploient des fonctions importantes dans le process d enseignement et d apprantissage, dans ce sens, le present travail, a comme objectif de proposer reflection sur la relation entre l enseignement de géographie et les TIC s, spécialement a ce qui se refère a l utilisation de logiciels éducatifs les comme recours didactique. analisant avec la meilleure precision les dialogues entre la géographie scolaire et le software éducationale de l entreprise P3D Education.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:17:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3761647 bytes, checksum: 08c3c2ce3194a8b11b3bcdcce8646a5b (MD5) Previous issue date: 2013-08-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:10:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3761647 bytes, checksum: 08c3c2ce3194a8b11b3bcdcce8646a5b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2112 bytes, checksum: 2f96a5dcde3af576466dd564aa4eeb6f (MD5) Previous issue date: 2013-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectTIC'spor
dc.subjectGeografia escolapor
dc.subjectSoftwares educacionaispor
dc.subjectEnseignement de la géographiefra
dc.subjectTIC'sfra
dc.subjectGéographie scolairefra
dc.subjectLogiciels éducatifsfra
dc.titleO ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cardoso, Carlos Augusto de Amorim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9003023654793814por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4118553731930642por
dc.description.resumoA presença das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC s) no contexto da sociedade contemporânea torna-se algo proeminente e de relevante impacto no processo de produção do espaço geográfico. A rápida profusão das informações, os crescentes fluxos de pessoas e materialiades, as redes cada vez mais densas e a aparente ampliação da fluidez dos territórios atribuem novos parâmetros para compreensão da relação tempo-espaço. O sistema educacional, que diversas vezes teve seu desenvolvimento influenciado pelas demandas socioeconômicas e culturais dos contextos históricos, não passa isento a esse processo de transformações e de transição nos propósitos da educação do século XXI, em que as TIC s são apropriadas e desempenham funções importantes no processo de ensino e aprendizagem, Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo propor reflexões sobre a relação entre o ensino de geografia e as TIC s, especificamente no que condiz ao uso de softwares educacionais como recurso didático, analisando com maior precisão os diálogos entre a geografia escolar e o software educacional da empresa P3D Education.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14245/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.