Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5892Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gomes, Danilo Monteiro | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:20:04Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:11:28Z | - |
| dc.date.available | 2014-02-27 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:11:28Z | - |
| dc.date.issued | 2013-05-31 | - |
| dc.identifier.citation | GOMES, Danilo Monteiro. Cooperação na administração pública: uma análise dos convênios e parcerias celebradas em uma instituição federal de ensino superior sob as perspectivas do Balanced Scorecard.. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5892 | - |
| dc.description.abstract | Building relationships between organizations is a way to improve the productive process through the innovation that comes from partnership. Given the big amount and the speed in which convening are celebrated, many organizations, especially the ones of the public sector do not consider the possibility of finding a strategic positioning to the process of formalization of convening and partnerships. This research is grounded on the basic principle of Balanced Scorecard BSC (KAPLAN; NORTON, 2000) to positively influence people s behavior by showing them the organizational strategy in order to achieve the general objective of this dissertation which is use this tool for the characterization of multiple projects developed at a Federal Higher Education Institution (IFES). The method of descriptive investigation was adopted with a quanti-qualitative approach combined with participative observation to analyze 312 documents and present an unknown reality of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB) that made it possible to comprehend a set of administrative and collaborative tools in which the institution was involved from 2007 to 2012. The results showed tendencies for themes linked to issues such as teaching, research, extension, end-activities, and consequently, the de-consideration of strategic objectives with higher capacity to promote the organizational development. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:20:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1551005 bytes, checksum: 332c8720ad73dc10fe1f1043c1c7414f (MD5) Previous issue date: 2013-05-31 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:11:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1551005 bytes, checksum: 332c8720ad73dc10fe1f1043c1c7414f (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-05-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Administração pública | por |
| dc.subject | Gestão de projetos | por |
| dc.subject | Cooperação - Administração | por |
| dc.subject | Balanced scorecard | por |
| dc.subject | Cooperation | eng |
| dc.subject | Public Administration | eng |
| dc.subject | Project Management | eng |
| dc.subject | Balanced scorecard | eng |
| dc.title | Cooperação na administração pública: uma análise dos convênios e parcerias celebradas em uma instituição federal de ensino superior sob as perspectivas do Balanced Scorecard. | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Rita de Cássia de Faria | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0210649927174422 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4392530396192332 | por |
| dc.description.resumo | O relacionamento entre organizações surge da necessidade de melhorar o processo produtivo, incrementando-o por meio da inovação proveniente da atuação conjunta dos parceiros. Dado o volume e a rapidez com que as cooperações são celebradas, muitas organizações, em especial as do setor público, acabam por desconsiderar a possibilidade de sistematizar e tornar estratégico o processo de formalização de convênios e parcerias, objetivo geral da dissertação. A pesquisa fundamentou-se no princípio básico do Balanced Scorecard BSC (KAPLAN; NORTON, 2000), influenciar positivamente o comportamento das pessoas através da exposição da estratégia organizacional, propondo alternativamente a utilização desta ferramenta na gestão de múltiplos projetos em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Foi adotado o método de investigação descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, privilegiando-se a análise de 317 documentos e a observação participante na intenção de apresentar uma realidade até então desconhecida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dando condições plenas de compreensão do conjunto de instrumentos de colaboração administrativa em que ela esteve envolvida entre os anos de 2007 a 2012. Os resultados evidenciam tendências de interesse por temas ligados ao ensino, pesquisa e extensão, atividades fins, e consequente desconsideração de objetivos estratégicos com maior capacidade de promover o desenvolvimento organizacional | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14413/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
