Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Ronaldo-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:34Z-
dc.date.available2014-08-26-
dc.date.available2018-07-21T00:11:34Z-
dc.date.issued2014-02-10-
dc.identifier.citationSOARES, Ronaldo. Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908-
dc.description.abstractThe systematic combat plagiarism is a major concern in academia today. Among the reasons for the practice of plagiarism in academic work can mention the ease in obtaining jobs and information on various topics and areas of knowledge , lack of time for research and writing , the lack of knowledge of relevant legislation and ignorance of the rules of quotes . Several studies on the topic have been developed and published , and educational institutions have been focusing their combat, is raising awareness of the importance of reducing their practice , whether through adoption of severe penalties institutional measures and also the orientation researchers how to do citations and references in accordance with the technical standards imposed . The purpose of this manual is to promote systematization of institutional policies on the Northeast Independent School ( FAINOR ) , so that students , teachers and researchers become aware of the importance of minimizing the practice of plagiarism at the institution , and present a set of combat actions which could significantly reduce its impact on academic papers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 731405 bytes, checksum: ef542ee88c4b9db0bcb4e786c3bf5329 (MD5) Previous issue date: 2014-02-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:11:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 731405 bytes, checksum: ef542ee88c4b9db0bcb4e786c3bf5329 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2112 bytes, checksum: b0634ba11e21ee4250127295fadeb9a7 (MD5) Previous issue date: 2014-02-10en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPropriedade Intelectualpor
dc.subjectDireitos Autoraispor
dc.subjectPlágio Acadêmicopor
dc.subjectIntellectual Propertyeng
dc.subjectCopyrightseng
dc.subjectAcademic Plagiarismeng
dc.titleProteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dias, Guilherme Ataíde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553707435669429por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458171512187945por
dc.description.resumoO combate sistemático ao plágio é uma das principais preocupações do meio acadêmico na atualidade. Entre as razões da prática do plágio nos trabalhos acadêmicos pode-se citar a facilidade na obtenção de trabalhos e de informações sobre os mais variados temas e áreas do conhecimento; a falta de tempo para a pesquisa e escrita; a falta de conhecimento da legislação pertinente e o desconhecimento das regras de citações. Diversos estudos sobre o tema têm sido desenvolvidos e publicados e as instituições de ensino têm dispensado especial atenção ao seu combate, seja promovendo a conscientização da importância da redução de sua prática, seja através de adoção de severas medidas institucionais sancionatórias e, ainda, a orientação aos pesquisadores de como se faz as citações e referências, de acordo com as normas técnicas instituídas. O objetivo deste manual é promover a sistematização de políticas institucionais no âmbito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), a fim que os discentes, docentes e pesquisadores se conscientizem da importância da minimização da prática do plágio na Instituição, além de apresentar um conjunto de ações de combate que poderão reduzir significativamente a sua incidência nos trabalhos acadêmicos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14488/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf714,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.