Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5909Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Soares, Edgard Larry Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:20:07Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:11:44Z | - |
| dc.date.available | 2014-08-26 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:11:44Z | - |
| dc.date.issued | 2013-06-28 | - |
| dc.identifier.citation | SOARES, Edgard Larry Andrade. Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação. 2013. 225 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5909 | - |
| dc.description.abstract | This work is the result of a Technical Project and is scoped to analyze the life cycle of the Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR with an aim to build strategies, to leverage academic policies focusing on designing Learners Organizations. As based on the methodological theory of life cycles as dynamic processes of transformation and or duration in which phases are presented as a continuum. Guided by documentary analysis. The choice of methodology sought to contribute to the production of a vision, capable of embracing life stages within the institution s logic and cyclical rhythm of time. The dilemma of the project upward mobility and sets the tone of the changes needed in the pursuit of management innovation. Actions to improve the quality of teaching was marked by tensions between financial sustainability and building-innovation s indicators. The life cycles of FAINOR were defined by dividing the time of the actions to comply with the Improvement Plan required by the Ministry of Education, in a complex context, in which still coexist traces of traditional management models and traces of innovations. The results obtained in the analysis of life cycles created the bases for the the creation of academic policies of teaching, research, innovation and extension, based on the needs that were identified. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 23875589 bytes, checksum: 12051b9d89a12f49003764d5c3e321e9 (MD5) Previous issue date: 2013-06-28 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:11:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 23875589 bytes, checksum: 12051b9d89a12f49003764d5c3e321e9 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1952 bytes, checksum: a55448498d5d7c375f5e5a25326f5416 (MD5) Previous issue date: 2013-06-28 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Ensino Superior | por |
| dc.subject | Inovação | por |
| dc.subject | Gestão aprendente | por |
| dc.subject | Gestão acadêmica | por |
| dc.subject | Ciclos de vida | por |
| dc.subject | Higher education | eng |
| dc.subject | Innovation | eng |
| dc.subject | Learner management | eng |
| dc.subject | Academic management | eng |
| dc.subject | Lifecycles | eng |
| dc.title | Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Brennand, Edna Gusmão de Góes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9163217527871872 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0960175678249259 | por |
| dc.description.resumo | O trabalho é resultado de um Projeto Técnico Aplicado e tem como escopo analisar o ciclo de vida da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR - com vistas à construção de estratégias para alavancar políticas acadêmicas, com foco na concepção de Organizações Aprendentes. Teve como diretriz metodológica a teoria dos ciclos de vida como processos dinâmicos de transformação e/ou duração, nos quais as suas fases são apresentadas como um contínuo. A estruturação dos ciclos foi guiada por uma análise documental. A escolha metodológica buscou contribuir para a produção de um olhar capaz de abarcar as fases da vida da instituição dentro da lógica cíclica e rítmica do tempo. O dilema do projeto de mobilidade ascendente dá o tom das mudanças necessárias em busca da inovação gerencial. Ações de melhoria da qualidade do ensino foram marcadas por tensões entre sustentabilidade financeira e construção de indicadores de inovação. Os ciclos de vida da FAINOR foram definidos pela demarcação do tempo das ações para cumprimento do Plano de Melhoria exigido pelo Ministério de Educação, em um contexto complexo onde ainda coexistem os traços de modelos de gestão tradicionais e traços de inovações. Os resultados obtidos na análise dos ciclos de vida embasaram a criação de políticas acadêmicas de ensino, pesquisa, inovação e extensão a partir das necessidades detectadas. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14568/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 23,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
