Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida Filho, álvaro Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:08Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:12:02Z-
dc.date.available2014-08-26-
dc.date.available2018-07-21T00:12:02Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationALMEIDA FILHO, álvaro Cavalcanti de. Modelo de mensuração do desempenho dos institutos federais: uma análise a partir de microdados. 2014. 231 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5913-
dc.description.abstractThis work presents a hermeneutic view of organizational learning based on the interpretation of public microdata provided by INEP and IBGE. We show an overview of the progress and challenges encountered with the expansion of basic education in the Federal Institutions (FI's) of the Brazilian Northeast, stimulating the creation of specific results in the Federal Network of Vocational Education, to assess the quality of public education in the PNE interval between 2001 and 2010. The purpose of this research is given by the reflection of Senge et al. (2005) on the significance of learning for an organization and the need to develop a clear and honest understanding of the reality. We apply concepts that relate to organizational knowledge creation with organizational learning for school management, measuring educational outcomes of 52 federal schools to answer questions related to overcoming regional disparities and assessing the quality of public education. Besides variables related to intra-school factors (school results, school infrastructure, human resources and student flow), we consider the exogenous factors (social context of students). Finally, we intend to contribute to the advancement of the discussion on equality and efficiency in the provision of quality public education, as required by Article 206 of the Constitution, from the identification of successful schools and the results that indicate the importance of the family background of students. The following aspects reverberate positively in the performance of students on the results of Enem in their different areas: the educational level of the parents, the level of household income and the frequency of the student in a private school in elementary phase (before entering FI).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2808387 bytes, checksum: 335548ec8225a562a073aa2415022046 (MD5) Previous issue date: 2014-03-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2808387 bytes, checksum: 335548ec8225a562a073aa2415022046 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3634 bytes, checksum: 6b3f8e110aa8f3f12ec59a14aa6a85bf (MD5) Previous issue date: 2014-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectNordestepor
dc.subjectExpansãopor
dc.subjectResultados escolarespor
dc.subjectOrganizational learningeng
dc.subjectFederal schoolseng
dc.subjectNortheast regioneng
dc.subjectExpansioneng
dc.subjectSchool outcomeseng
dc.titleModelo de mensuração do desempenho dos institutos federais: uma análise a partir de microdadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brennand, Eladio Jose de Goes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9017015042336744por
dc.contributor.advisor-co1Santos Neto, Elydio dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9342936608381677por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0634258601642339por
dc.description.resumoEste trabalho traz uma visão hermenêutica da aprendizagem organizacional a partir da atribuição de significado a dados públicos existentes no acervo de microdados do INEP e IBGE. Apresenta uma visão dos avanços e desafios encontrados com a ampliação da oferta da educação básica nos IF s da Região Nordeste, favorecendo a criação de um lastro dos resultados específicos na Rede Federal de Educação Profissionalizante, para a avaliação da qualidade do ensino público no período de vigência do PNE 2001-2010. Tal avaliação da realidade do setor educacional, a que se propõe este trabalho, ressoa a reflexão de Senge et al. (2005) sobre o significado da aprendizagem para uma organização e a necessidade de desenvolver um entendimento claro e honesto da realidade. No curso do presente estudo, foram aplicados conceitos que fazem a ligação entre a criação de conhecimento organizacional e a aprendizagem organizacional, mormente, no âmbito da gestão escolar, haja vista a mensuração dos resultados educacionais de 52 escolas pertencentes a uma mesma rede de ensino, para responder a conflitos mais diretamente ligados à superação de assimetrias regionais e à avaliação da qualidade do ensino público compreendendo além de variáveis relativas aos fatores intraescolares (resultado escolar, infraestrutura escolar, recursos humanos e fluxo escolar), os fatores extraescolares (fatores do espaço social dos alunos). Tencionamos, pois, à guisa de conclusão, contribuir para o avanço do debate sobre a isonomia e eficiência na prestação do serviço público educacional, como prevê o artigo 206 da Constituição Federal, de garantia de padrão de qualidade para o ensino no país, sob uma tendência mimética das escolas bem-sucedidas e de resultados que sinalizam a necessidade de observância ao background familiar dos alunos dos IF s, uma vez que o grau de escolaridade dos pais do aluno, o nível da renda familiar e o aspecto de o aluno ter estudado o ensino fundamental em escola particular, antes do ingresso no IF, reverberam positivamente no desempenho dos discentes em proficiências nas áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17943/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.