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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5915
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Harrisson Emanuel Grigorio da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:08Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:59Z-
dc.date.available2014-08-26-
dc.date.available2018-07-21T00:11:59Z-
dc.date.issued2014-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Harrisson Emanuel Grigorio da. A influência das estruturas socioculturais brasileiras no processo de avaliação de desempenho profissional do serviço público: estudo de caso na Universidade Federal da Paraíba. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes ) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5915-
dc.description.abstractThe present study had the main objective of studying the implications of socio-cultural elements of the Brazilian bureaucracy from the state on the process of evaluating professional performance of the technical and administrative staff of the Federal University of Paraíba. The research had its theoretical foundation on studies that deal with the ideal Weberian bureaucracy, the characteristics that marked the establishment of the Brazilian administrative apparatus, the attempts of administrative reform undertaken by the national government over the years and even the systematic evaluation of professional performance of the public employees. About the methodological approach, a qualitative approach was used in conducting a field study that used the feature of the case study. The investigation, which also featured a documentary and bibliographic support, was developed with a group of technical and administrative workers from UFPB. All data were collected by the conduction of interviews by semi-structured guide and were analyzed using the technique of discourse analysis. The survey results showed that the process of performance evaluation currently applied to technical and administrative workers from UFPB is being intensely influenced by socio-cultural political manifestation that are typical traits of the constitution of the Brazilian Public Administrative apparatus. It was possible to realize these traits, which are stuck in the behavior of workers as well as actions of the institution, have instigated low levels of knowledge, interest, understanding and commitment on the part of workers and have substantially affected the possibilities of the institution to use the performance evaluation process as an effective management tool. Finally, with the intends of collaborating to minimize the problems identified in the study, it is suggested, to the researched institution, some practical actions that can be used for improving the systematic of the applied performance evaluation.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAvaliação de Desempenhopor
dc.subjectCultura Administrativa Brasileirapor
dc.subjectServiço Públicopor
dc.subjectPerformance Evaluationeng
dc.subjectBrazilian Administrative Cultureeng
dc.subjectPublic Serviceeng
dc.titleA influência das estruturas socioculturais brasileiras no processo de avaliação de desempenho profissional do serviço público: estudo de caso na Universidade Federal da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Márcia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9197781025561438por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7127066869475514por
dc.description.resumoO presente estudo teve, como objetivo principal, estudar as implicações dos elementos socioculturais da burocracia estatal brasileira no processo de avaliação de desempenho profissional dos servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa tem embasamento teórico em estudos que versam sobre a ideal burocracia weberiana, das características que marcaram a constituição do aparato administrativo brasileiro, das tentativas de reforma administrativa empreendidas pelo governo nacional ao longo dos anos e ainda da sistemática de avaliação de desempenho profissional do servidor público. Quanto ao caminho metodológico, foi utilizada uma abordagem qualitativa na realização de uma pesquisa de campo que utilizou o recurso do estudo de caso. A investigação, que também contou com um suporte documental e bibliográfico, foi desenvolvida com um grupo de servidores técnicos-administrativos da UFPB. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas guiadas por roteiro semi-estruturado e foram analisados a partir da técnica da análise do discurso. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de avaliação de desempenho atualmente aplicado aos servidores técnicosadministrativos da UFPB está sendo intensamente influenciado pela manifestação de traços políticos socioculturais típicos da constituição do aparato administrativo público brasileiro. Foi possível diagnosticar que esses traços, que estão impregnados no comportamento dos servidores bem como em ações da instituição, têm instigado baixos níveis de conhecimento, interesse, compreensão e comprometimento por parte dos servidores e têm afetado substancialmente as possibilidades de a instituição poder utilizar o processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta gerencial efetiva. Finalmente, com a intenção colaborativa no sentido de minimizar os problemas diagnosticados no estudo, sugere-se, à instituição pesquisada, algumas ações práticas para o aperfeiçoamento da sistemática de avaliação de desempenho aplicada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17851/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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