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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5918
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Rivalina Maria Macêdo-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:09Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:39Z-
dc.date.available2014-10-20-
dc.date.available2018-07-21T00:11:39Z-
dc.date.issued2014-03-01-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rivalina Maria Macêdo. Narrativas docentes sobre o método Teacch: o autismo na gestão do conhecimento. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5918-
dc.description.abstractThe search for edit teachers narratives through the records that marked the path of the TEACCH method application in the field of autism and existential consequences , gives access to the dynamics of words that seem important in the decoding of the concepts , practices and effects process employed the voices that require interpretation . In this sense the interlocutors that permeate teaching and learning about the reality of the disease, as the production of history belongs to this reality, reflecting the meanings and create meanings in the process inherent in the autistic spectrum. Our goal was to identify the current state of autism, considering the narratives of teacher s reconstructions of experiences and experiences in applying the TEACCH method. As a method of data generation, we fix our attention on the use of narrative interview. By approaching the inclusion criteria, a sample of 04 (four) teachers were chosen. We seek, through the sample, favoring the subjects who had the information and experiences, considering sufficient time to recurrence of number information , allowing the seizure of similarities and differences . The method TEACHH heard the viewpoint of teachers is synonymous with intervention. However , the terminology used to view it emphasizes the assertion that early intervention is a key strategy , requiring therefore a priori be demarcated within their own educational activities in order to foster greater commitment to the needs of teachers in their doubts and questions to be subsequently equalized the logic of surrounding reality .eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3476546 bytes, checksum: 92449f3357cbbcf3f8202e6fa2e34181 (MD5) Previous issue date: 2014-03-01eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectMétodo TEACCHpor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectTEACCH methodeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectAutismeng
dc.titleNarrativas docentes sobre o método Teacch: o autismo na gestão do conhecimentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Marisete Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4128574116562804por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0380672203467800por
dc.description.resumoA busca de (re)editar narrativas docentes através dos registros que marcaram o caminho de aplicação do método TEACCH no campo vivencial do autismo e suas consequências, abre acesso à dinâmica de palavras que parecem importantes no processo de decodificação dos conceitos, práticas e efeitos empregados nas vozes que carecem de interpretação. Nessa acepção os interlocutores que permeiam o ensino e a aprendizagem sobre a realidade da síndrome, quanto à produção da história pertencente a esta realidade, refletem os significados e criam significados no processo inerente ao espectro autista. Nosso objetivo foi identificar as narrativas docentes sobre as reconstruções das experiências vividas na vivencia e aplicação no método TEACCH. Como método de geração de dados, fixamos nossa atenção na utilização da entrevista narrativa com fins de pesquisa social, reconstruindo os acontecimentos, a partir da perspectiva do informante, tão diretamente quanto possível. Numa busca do que, do como envolvidos na recontextualização daquilo que provoca, ao falar, uma maneira própria de traduzir a situação vivida. Foi escolhida, por aproximação aos critérios de inclusão, uma amostra de 04 (quatro) docentes. Buscamos, através da amostra, privilegiar os sujeitos que possuíam as informações e experiências, considerando um número suficiente para a reincidência das informações, possibilitando a apreensão de semelhanças e diferenças. O Método TEACCH na ótica dos docentes escutados é sinônimo de intervenção. Todavia, a terminologia empregada para visualizá-la realça a assertiva de que intervenção precoce é uma estratégia chave, necessitando, portanto ser balizada a priori dentro dos próprios espaços educacionais, no intuito de favorecer um maior compromisso com as necessidades dos docentes em suas dúvidas e questionamentos, para a posteriori ser equalizada a lógica da realidade circundante.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14556/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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