Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Viviane Lima da-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:10Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:54Z-
dc.date.available2014-10-22-
dc.date.available2018-07-21T00:11:54Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.identifier.citationCUNHA, Viviane Lima da. Tecnologias da informação e comunicação na socialização do conhecimento: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5921-
dc.description.abstractThis study searched to investigate how the Central Library of UFPB from the implementation of TCI s and the technological tools provided by Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia - Comut, CCN and BDTD - in managing services, contributes to the process of socialization of scientific knowledge at university. In the methodological aspect, the research is characterized as a case study qualitative and descriptive character. Data were obtained through bibliographic and documentary sources, as well as through semi-structured interviews, which allowed us to know the vision of the seven managers - working in the Technical Processes Division; the Division of Services for Users and Managers of Central Library - about the topic searched. To systematize and analyze the data, was adopted the method of content analysis. Based on these results, we conclude that the Central Library /UFPB directs scrips towards socialization of knowledge, access to scientific communication and the use of TIC s in the management of their activities, however, the institution still does not work effectively in this dimension, because only the use of TCI s is not enough to achieve this goal. The use of informacion and comumunication technologies requires the Central Library directing their scrips not only to aspects related to the management of the collection. Involves mainly the development of policies of fortification of its role as provider of information access, operating on socialization of knowledge and therefore fulfilling its mission of providing informational support to teaching, research and extension programs of UFPB.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1005636 bytes, checksum: 0665d47864f47271b3b022eb78818243 (MD5) Previous issue date: 2014-08-11eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf.txt: 261039 bytes, checksum: ccaf3f1c1c1b448b5ce8c404b514569e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) arquivototal.pdf: 963858 bytes, checksum: 379ae558665108533423e2a2dcdd110a (MD5) Previous issue date: 2014-08-11en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectSocialização do conhecimentopor
dc.subjectTIC's - Comunicação Científicapor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectUniversity librarieseng
dc.subjectKnowledge socializationeng
dc.subjectTIC's - Scientific communicationeng
dc.subjectInformation managementeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.titleTecnologias da informação e comunicação na socialização do conhecimento: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aveiro, Jorge Fernando Hermida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8430706323677129por
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar se a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, a partir da implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação e dos instrumentos tecnológicos disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia - COMUT, CCN e BDTD - no gerenciamento dos serviços oferecidos, contribui para o processo de socialização do conhecimento científico na universidade. No aspecto metodológico, a pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo e descritivo. Os dados foram obtidos através de fontes bibliográficas e documentais, como também por meio de entrevista semi-estruturada, a qual permitiu conhecer a visão dos sete gestores - ligados à Divisão de Processos Técnicos; à Divisão de Serviços aos Usuários e à Direção da Biblioteca Central - sobre o tema pesquisado. Para sistematizar e analisar os dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos, concluímos que a Biblioteca Central da UFPB direciona ações voltadas à socialização do conhecimento, ao acesso à comunicação científica e ao uso das TIC s no gerenciamento de suas atividades, no entanto, a instituição ainda não atua efetivamente nessas dimensões, pois apenas o emprego das TIC s não é suficiente para o alcance desses objetivos. A utilização das tecnologias da informação e comunicação exige da Biblioteca Central o direcionamento de suas ações não apenas aos aspectos relacionados à gestão do acervo. Implica, principalmente, o desenvolvimento de políticas de fortalecimento do seu papel de provedora de acesso à informação, atuando na socialização do conhecimento e, assim, cumprindo sua missão de oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFPB.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14553/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf941,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.