Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGama Filho, Edvaldo Pedreira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:11Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:40Z-
dc.date.available2014-12-11-
dc.date.available2018-07-21T00:11:40Z-
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationGAMA FILHO, Edvaldo Pedreira. Uma análise da sustentabilidade financeira da faculdade independente do Nordeste FAINOR - Através dos indicadores do sistema nacional de avaliação - SINAES/MEC. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5922-
dc.description.abstractThis paper s purpose is to develop a mechanism to assist in decision making, on the use of financial resources, in order to increase the level of excellence of a course under the current evaluation system of higher education. In other words, in the context of FAINOR, we analyze the impacts of the use of indicators in SINAES established by the MEC, at different levels of excellence, in the sustainability of its financial management. With this purpose, we selected some quantifiable indicators present in the dimension 'Faculty', contained in the Instrument of Course Rating on SINAES Undergraduation courses. The choice of these indicators was based on their financial significance. Three courses from FAINOR, who had participated in the entire life cycle, were selected to compose this research. The financial parameter chosen for our study was the one of profitability. Then, by making vary the different levels of excellence for the chosen indicators, we can construc, by means of profitability, different financial scenarios.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 13535340 bytes, checksum: bd572f6d7feeb62b352bf8cec36d2960 (MD5) Previous issue date: 2013-06-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:11:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 13535340 bytes, checksum: bd572f6d7feeb62b352bf8cec36d2960 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1950 bytes, checksum: b7d29ce103dfbabadc35ef0fd95eb177 (MD5) Previous issue date: 2013-06-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestão Financeirapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectFinancial management-
dc.subjectHigher Education-
dc.titleUma análise da sustentabilidade financeira da faculdade independente do Nordeste FAINOR - Através dos indicadores do sistema nacional de avaliação - SINAES/MECpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brennand, Eladio Jose de Goes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9017015042336744por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031229344023232por
dc.description.resumoO presente trabalho propõe desenvolver um mecanismo que auxilie à tomada de decisão para a aplicação de recursos financeiros, visando aumentar o conceito ou nível de excelência de um curso segundo o atual sistema de avaliação do ensino superior. Em outras palavras, no contexto da FAINOR, procuramos analisar os impactos da utilização dos indicadores do SINAES estabelecidos pelo MEC, em diferentes níveis de excelência, na sustentabilidade de sua gestão financeira. Com essa finalidade, foram selecionados alguns indicadores quantificáveis, presentes na dimensão Corpo Docente , contidos no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES. A escolha desses indicadores pautou-se em sua importância financeira. Três cursos da FAINOR, que tinham participado de todo o seu ciclo de vida, foram selecionados para compor esta pesquisa. O parâmetro financeiro escolhido para o nosso estudo foi a lucratividade. Então, fazendo-se variar os diferentes níveis de excelência para os indicadores escolhidos, podem-se construir, por meio da lucratividade, diferentes cenários financeiros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14558/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf13,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.