Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVidal, Leila Maria Araujo-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:12Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:12:05Z-
dc.date.available2014-12-12-
dc.date.available2018-07-21T00:12:05Z-
dc.date.issued2014-09-30-
dc.identifier.citationVIDAL, Leila Maria Araujo. A gestão do conhecimento no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes: uma visão a partir da preceptoria. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5928-
dc.description.abstractThe Residency Program Multidisciplinary Health (RMS) is a form of professional education of multidisciplinary and interdisciplinary approach, which aims to overcome the segmentation of knowledge and care / health care. This type of training offers titling in post-graduation courses, using as a methodology of teaching-learning in-service training (at work), through monitoring and supervision (educational work). The research aims to analyze the Multidisciplinary Health Residency (RMS) from the standpoint of possible practices of knowledge management involved in this process, from the look of preceptorship, and their contribution to the training and practices of health care at the University Hospital Onofre Lopes (HUOL). This is a study of exploratory and descriptive qualitative approach, to be accomplished through interviews with preceptors of Multidisciplinary Residency at the University Hospital Onofre Lopes Health. The management of knowledge as to strengthen organizational learning strategy, is understood in the context of this research, from the following indicators: production and appropriation of knowledge, systematization of knowledge, transmission and dissemination of knowledge, preservation of knowledge and adoption the knowledge generated in the improvement of health care. These indicators will be analyzed in light of the "Spiral of Knowledge", proposed by the authors Nonaka and Takeuchi (1997), and its construction through its phases of knowledge conversion: socialization, externalization, combination and internalization. The results of this study indicate that, in view of the preceptorship, Knowledge Management theme is still not a reality in Multidisciplinary Residency Program, the practices of knowledge management are present, but they happen intuitively, without scientific basis and in most times informally.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1439008 bytes, checksum: a59cf534ddfaef9cf2a2eda7185213cd (MD5) Previous issue date: 2014-09-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1439008 bytes, checksum: a59cf534ddfaef9cf2a2eda7185213cd (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2141 bytes, checksum: 0e011460ca0b2991072e77b9f65b8892 (MD5) Previous issue date: 2014-09-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.subjectRecursos humanos em saúdepor
dc.subjectHospitais de ensinopor
dc.subjectPreceptoriapor
dc.subjectKnowledge Managementeng
dc.subjectHealth Manpowereng
dc.subjectHospitals Teachingeng
dc.subjectPreceptorshipeng
dc.titleA gestão do conhecimento no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes: uma visão a partir da preceptoriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Diniz, Adriana Valéria Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196551398849603por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6855842106965494por
dc.description.resumoO Programa Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) é uma modalidade de educação profissional de caráter multiprofissional e interdisciplinar, que tem o objetivo de superar a segmentação do conhecimento e do cuidado/atenção em saúde. Essa modalidade de formação profissional oferece titulação em pós-graduação lato sensu, utilizando-se como metodologia de ensino-aprendizado a formação em serviço (pelo trabalho), mediante acompanhamento e supervisão (trabalho educativo). A pesquisa objetiva analisar a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) sob o foco das possíveis práticas de gestão do conhecimento envolvidas neste processo, a partir do olhar da preceptoria, e a sua contribuição para as práticas formativas e de atenção à saúde no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas com preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes. A Gestão do conhecimento, como estratégia de fortalecimento da Aprendizagem Organizacional, é entendida, no âmbito deste trabalho de pesquisa, a partir dos seguintes indicadores: produção e apropriação do conhecimento, sistematização do conhecimento, transmissão e disseminação do conhecimento, preservação do conhecimento e adoção dos conhecimentos gerados na melhoria da assistência à saúde. Estes indicadores foram analisados à luz da Espiral do Conhecimento , proposto pelos autores Nonaka e Takeuchi (1997), e a sua construção através das suas fases de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. Os resultados deste estudo apontam que, na visão da preceptoria, a temática Gestão do Conhecimento ainda não é uma realidade no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, as práticas de Gestão do Conhecimento estão presentes, mas acontecem de forma intuitiva, sem embasamento científico e na maioria das vezes informalmente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18025/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.