Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Marjorie Rosielle Silva do-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:14Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:44Z-
dc.date.available2015-01-15-
dc.date.available2018-07-21T00:11:44Z-
dc.date.issued2014-09-24-
dc.identifier.citationAMARAL, Marjorie Rosielle Silva do. Disseminação seletiva da informação no contexto das organizações aprendentes: proposta de um modelo digital integrado ao SIGAA na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5934-
dc.description.abstractIt presents the peculiarities of selective dissemination of information, such service contributes to sharing personalized informational content, considering the importance of information, seen as a key element in modern society that inspires and challenges its management. Its main goals were investigate the construction the model of Selective Dissemination Information integrated to SIGAA at UFRN by making an effort for professors to have current, relevant information at his or her service so they can strengthen the construction process of knowledge from the individuals that demand such things. The time frame done in the development literature of this search was between 1978 and 2014, therefore from its conceptual apprehension, it allows better understanding of the dissemination process of information for effective capability of the proposed action. For that, the research assumed a qualitative approach being classified as an explorative type and it was done through the methodological strategy of action research. Interviews were held with the Head of the Library System and the superintendent of information from UFRN, with the intent of collecting information and creating partnerships to the development of service. The faculty coordinators from basic research of Centro de Ensino Superior de Serido (CERES)/UFRN were questioned to identify if these individuals felt difficulties in finding information material about their area of research and if they considered the service relevant to the institution. In regards to the results, the research revealed that the majority of the professors felt some difficulty in finding the articles as well as the essays and/or thesis and they classify the designing of the service as extremely relevant to UFRN. Thus, this action research permitted the engaging construction of three beginning steps of the fundamental service in Souto (2010), which were: the achievement of the proposed diagnosis in the information dissemination in the UFRN scope, the politics definition of service and the achievement of organization planning in the SIGAA service.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2467233 bytes, checksum: cdb5c57cec93a26a30ee1bfbe0f087e2 (MD5) Previous issue date: 2014-09-24eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:11:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2467233 bytes, checksum: cdb5c57cec93a26a30ee1bfbe0f087e2 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3541 bytes, checksum: 7c27a3188772c3bd8cf59dc8aa5d4d59 (MD5) Previous issue date: 2014-09-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDisseminação Seletiva da Informaçãopor
dc.subjectInformação conceitopor
dc.subjectServiço de informaçãopor
dc.subjectOrganizações aprendentespor
dc.subjectSelective dissemination of informationeng
dc.subjectInformation concepteng
dc.subjectInformation serviceeng
dc.subjectLearning organizationseng
dc.titleDisseminação seletiva da informação no contexto das organizações aprendentes: proposta de um modelo digital integrado ao SIGAA na Universidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freire, Gustavo Henrique de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458344734085444por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671612663866321por
dc.description.resumoApresenta as peculiaridades da Disseminação Seletiva da informação, serviço que contribui para o compartilhamento de conteúdo informacional personalizado, considerando a importância da informação, vista como elemento chave na sociedade contemporânea e que inspira desafios para sua gestão. Seu objetivo principal foi investigar a construção de um modelo do serviço de Disseminação Seletiva da Informação integrado ao SIGAA na UFRN com vistas a contribuir para que os docentes tenham informações atuais e relevantes ao seu dispor e fortaleçam o processo de construção do conhecimento dos indivíduos que a demandam. O recorte temporal feito na literatura para o desenvolvimento desta pesquisa compreendeu o período de 1978 a 2014, permitindo a partir da sua apreensão conceitual, melhor entendimento do processo de disseminação de informações para uma aplicabilidade eficaz da ação proposta. Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa sendo classificada como do tipo exploratória e realizada por meio da estratégia metodológica da pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas com a Direção do Sistema de Bibliotecas e com a Superintendência de Informática da UFRN, com o intuito de coletar informações e formar parcerias para o desenvolvido do serviço. Foram aplicados questionários com os docentes coordenadores das bases de pesquisa do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES)/UFRN para identificar se estes indivíduos sentiam dificuldades em localizar materiais informacionais sobre suas áreas de pesquisas e se consideravam o serviço relevante para a instituição. Quanto aos seus resultados, as pesquisas revelaram que a maioria dos docentes sente alguma dificuldade para localizar artigos bem como dissertações e/ou teses e classificam a criação do serviço como extremamente relevante para a UFRN. Assim, esta pesquisa-ação permitiu a construção participativa das 3 primeiras etapas do serviço fundamentadas em Souto (2010), que foram: a realização do diagnóstico do processo de disseminação de informações no âmbito da UFRN, a definição da política do serviço e a realização do planejamento da estruturação do serviço no SIGAA.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14569/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.