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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Raquel Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:20:15Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:11:45Z | - |
| dc.date.available | 2015-01-15 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:11:45Z | - |
| dc.date.issued | 2014-09-29 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Raquel Alves. Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937 | - |
| dc.description.abstract | This research is a result of an applied research that aims to investigate the conceptual theoretical presuppositions necessary to create a conceptual model enough to produce hypermedia didactic material to be used to the distance teaching. To produce an interactive prototype based on press and audiovisual media it was used an experimental methodology designed by an interdisciplinary developer s team from the science, communication and education areas. For that reason, it was created a conceptual model based on Howard Gardner Multiple Intelligence Theory (TIM). To the interactive tests it was used an authorial tool named Marker, that was developed to create interactive applying to the Interactive Digital TV TVDI in addition to some video marker techniques. As a result, two didactic materials were produced: a didactic book and an interactive video lesson, that serve as a model to produce managers course. Some tests could proof the conceptual model has a good applicability, showing the interactive applications making possible managers access their multiple intelligence, with different ways to their learning. The validation of this model allows verify the interactivity promoted by this material giving to the learner the possibility to develop his/her potentialities to activate the most valuable minds in the future. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3263843 bytes, checksum: a888fd9ba69b5112e25764e534a8dede (MD5) Previous issue date: 2014-09-29 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:11:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3263843 bytes, checksum: a888fd9ba69b5112e25764e534a8dede (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2159 bytes, checksum: c5fd30b0a5397e8052c29a3662f1d8d3 (MD5) Previous issue date: 2014-09-29 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Inteligências múltiplas | por |
| dc.subject | Aplicações Interativas | por |
| dc.subject | Hipermídia | por |
| dc.subject | Multiple intelligence | eng |
| dc.subject | Interactive Applying | eng |
| dc.subject | Hypermedia | eng |
| dc.title | Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Brennand, Edna Gusmão de Góes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9163217527871872 | por |
| dc.contributor.advisor-co1 | Soares, Ismênia Mangueira | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9418923073241355 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9917631760502530 | por |
| dc.description.resumo | Este estudo é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo investigar pressupostos teóricos conceituais para a criação de um modelo conceitual para a produção de material didático hipermídia para Educação a distância. Nesse sentido, foi utilizada a metodologia experimental na produção do protótipo interativo em mídia impressa e audiovisual por meio de uma equipe interdisciplinar de desenvolvedores da área de ciência da computação, comunicação e de educação. Para isso, foi criado um modelo conceitual baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Howard Gardner. Para os testes de interatividade, foi utilizada uma ferramenta de autoria denominada Marker, desenvolvida visando gerar aplicações interativas para a Televisão Digital Interativa TVDI com técnicas de marcação em vídeo. Como resultado, foram produzidos dois materiais didáticos: um caderno didático e uma videoaula interativa, que servirão de parâmetros para a produção de cursos para gestores. Os testes comprovaram que o modelo conceitual possui boa aplicabilidade, demonstrando que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionar suas múltiplas inteligências e buscar diferentes caminhos para a aprendizagem. A validação do modelo permitiu verificar que a interatividade proporcionada pelo material pode conduzir o aprendente a desenvolver potencialidades para acionar as mentes mais valorizadas no futuro. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14572/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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