Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Raquel Alves-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:15Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:45Z-
dc.date.available2015-01-15-
dc.date.available2018-07-21T00:11:45Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel Alves. Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937-
dc.description.abstractThis research is a result of an applied research that aims to investigate the conceptual theoretical presuppositions necessary to create a conceptual model enough to produce hypermedia didactic material to be used to the distance teaching. To produce an interactive prototype based on press and audiovisual media it was used an experimental methodology designed by an interdisciplinary developer s team from the science, communication and education areas. For that reason, it was created a conceptual model based on Howard Gardner Multiple Intelligence Theory (TIM). To the interactive tests it was used an authorial tool named Marker, that was developed to create interactive applying to the Interactive Digital TV TVDI in addition to some video marker techniques. As a result, two didactic materials were produced: a didactic book and an interactive video lesson, that serve as a model to produce managers course. Some tests could proof the conceptual model has a good applicability, showing the interactive applications making possible managers access their multiple intelligence, with different ways to their learning. The validation of this model allows verify the interactivity promoted by this material giving to the learner the possibility to develop his/her potentialities to activate the most valuable minds in the future.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3263843 bytes, checksum: a888fd9ba69b5112e25764e534a8dede (MD5) Previous issue date: 2014-09-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:11:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3263843 bytes, checksum: a888fd9ba69b5112e25764e534a8dede (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2159 bytes, checksum: c5fd30b0a5397e8052c29a3662f1d8d3 (MD5) Previous issue date: 2014-09-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectInteligências múltiplaspor
dc.subjectAplicações Interativaspor
dc.subjectHipermídiapor
dc.subjectMultiple intelligenceeng
dc.subjectInteractive Applyingeng
dc.subjectHypermediaeng
dc.titleProdução de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brennand, Edna Gusmão de Góes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872por
dc.contributor.advisor-co1Soares, Ismênia Mangueira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418923073241355por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917631760502530por
dc.description.resumoEste estudo é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo investigar pressupostos teóricos conceituais para a criação de um modelo conceitual para a produção de material didático hipermídia para Educação a distância. Nesse sentido, foi utilizada a metodologia experimental na produção do protótipo interativo em mídia impressa e audiovisual por meio de uma equipe interdisciplinar de desenvolvedores da área de ciência da computação, comunicação e de educação. Para isso, foi criado um modelo conceitual baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Howard Gardner. Para os testes de interatividade, foi utilizada uma ferramenta de autoria denominada Marker, desenvolvida visando gerar aplicações interativas para a Televisão Digital Interativa TVDI com técnicas de marcação em vídeo. Como resultado, foram produzidos dois materiais didáticos: um caderno didático e uma videoaula interativa, que servirão de parâmetros para a produção de cursos para gestores. Os testes comprovaram que o modelo conceitual possui boa aplicabilidade, demonstrando que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionar suas múltiplas inteligências e buscar diferentes caminhos para a aprendizagem. A validação do modelo permitiu verificar que a interatividade proporcionada pelo material pode conduzir o aprendente a desenvolver potencialidades para acionar as mentes mais valorizadas no futuro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14572/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.