Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5940Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Rosineide Silva dos | - |
| dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:20:16Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:11:43Z | - |
| dc.date.available | 2015-01-16 | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:11:43Z | - |
| dc.date.issued | 2014-09-29 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Rosineide Silva dos. O modelo da quinta disciplina: um estudo com os gestores do IFRN - Campus São Paulo do Potengi. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5940 | - |
| dc.description.abstract | This work had as theorethical contribution the model of Fifth Discipline, developed by the author Peter Senge. This research searched to analyse how management activities are developed at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi (IFRN SPP) and how they approach the model proposed by Senge. For this purpose, the research acquired a quantitative and qualitative approach with descriptive focus based on case study. Interviews were conducted and administered questionnaire with 17 managers and responsibles for units. Some variables were chosen with the purpose to characterize the institute as a Learning Organization. The results indicated the practices of managers of IFRN-SPP are not in complete agreement with the proposed model, since it was identifield an unbalance among the five disciplines, especially the Fifth Discipline which exposed the worst performance being followed by the Shared Vision. However, since were two disciplines with High Degree of agreement and with a Medium Level of agreement if the theme is well worked in the institution, the performance of subjects who had unfavourable outcomes could be improved and the IFRN-SPP will have chances to be a Learner Institution. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2846020 bytes, checksum: a2ae69daecdae71875e45726c712e6bf (MD5) Previous issue date: 2014-09-29 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2846020 bytes, checksum: a2ae69daecdae71875e45726c712e6bf (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3904 bytes, checksum: 8f3b1030e7ead1e28ef9ded27873ed8c (MD5) Previous issue date: 2014-09-29 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | A Quinta Disciplina | por |
| dc.subject | Disciplinas da organização que aprende | por |
| dc.subject | Organização que aprende | por |
| dc.subject | The Fifth Discipline | eng |
| dc.subject | Disciplines of the learning organization | eng |
| dc.subject | Learning organization | eng |
| dc.title | O modelo da quinta disciplina: um estudo com os gestores do IFRN - Campus São Paulo do Potengi | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Farias, Maria da Salete Barbosa de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756002185521454 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4030344301541008 | por |
| dc.description.resumo | Este trabalho teve como aporte teórico o modelo da Quinta Disciplina, desenvolvido pelo autor Peter Senge. Essa pesquisa buscou analisar como as atividades gerenciais são desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi (IFRN SPP) e como elas se aproximam do modelo proposto por Senge. Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem quantitativa e qualitativa, com enfoque descritivo, baseado em estudo de caso. Foram realizadas entrevistas e aplicado questionário com 17 gestores e responsáveis por unidades. Algumas variáveis foram escolhidas visando caracterizar o instituto como uma Organização que Aprende. Os resultados indicaram que as práticas dos gestores do IFRN SPP não estão plenamente de acordo com o modelo proposto, pois se identificou que existe um desequilíbrio entre as cinco disciplinas, sobretudo, a Quinta Disciplina apresentou o pior desempenho, seguida da disciplina da Visão Compartilhada. Entretanto, como existiram duas disciplinas com Alto Grau de concordância e uma com Médio Grau de concordância, caso o tema seja bem trabalhado na instituição, o desempenho das disciplinas que apresentaram resultados desfavoráveis poderá ser aperfeiçoado e o IFRN SPP terá chances de ser uma Instituição Aprendente. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14567/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
