Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Priscilla Emmanuelle Formiga-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:23:04Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:13:23Z-
dc.date.available2012-03-20-
dc.date.available2018-07-21T00:13:23Z-
dc.date.issued2010-09-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, Priscilla Emmanuelle Formiga. RPG e história : o descobrimento do Brasil. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5960-
dc.description.abstractThis work - linked to the research line Teaching of History and Historical Knowledge, with a Concentration Area in Historical Culture - aim to discuss the role-playing game, also considered literature Interactive Role-Playing Games (RPG). Translated into our language as Jogo de Interpretação de Personagens, since its inception in the 70s in the United States by students Gary Gygax and Dave Arneson RPG went through several transformations, including marketing. In Brazil by means of a movement that seeks to improve the image of the hobby after alleged involvement in crimes, the game gained ground in the classroom as a methodological tool for teaching, including teaching of history. This work arose out of concern around the game assume the character of a teaching resource in the teaching of history, has as main source RPG written by Luiz Eduardo Ricon, O Descobrimento do Brasil, launched during the celebrations of 500 years of Brazil. Through an analysis of the references used by the author, our proposal fits in an attempt to characterize the type of product such as Historical Culture of the cultural industry builds from the moment that suggests a narrative about the Discovery and History of Brazil, bringing representations revolve around the very idea of national identity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1150207 bytes, checksum: 1b66d594cbcaf7b84a9807467e6ab8ff (MD5) Previous issue date: 2010-09-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:13:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1150207 bytes, checksum: 1b66d594cbcaf7b84a9807467e6ab8ff (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2123 bytes, checksum: 109b9901f2c37c96400ccf9190e5e1aa (MD5) Previous issue date: 2010-09-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRole Playing Games - RPGeng
dc.subjectDescobrimento do Brasilpor
dc.subjectCultura Históricapor
dc.subjectIdentidade Nacionalpor
dc.subjectHistorical Cultureeng
dc.subjectNational Identityeng
dc.titleRPG e história : o descobrimento do Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cordeiro Junior, Raimundo Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172362522190392por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153908589665190por
dc.description.resumoEste trabalho vinculado a linha de pesquisa Ensino de Historia e Saberes Históricos, com Área de Concentração em Cultura Histórica têm por objetivo discutir o jogo de interpretação, também considerado literatura interativa Role-Playing Games (RPG). Traduzido para o nosso idioma como Jogo de Interpretação de Personagens, desde sua criação na década de 70 nos Estados Unidos pelos estudantes Gary Gygax e Dave Arneson o RPG passou por inúmeras transformações, inclusive mercadológicas. No Brasil por meio de um movimento que busca melhorar a imagem do hobby após supostos envolvimentos em crimes, o jogo ganhou espaço nas salas de aulas como instrumento metodológico de ensino, inclusive no ensino de História. A presente dissertação surgiu da preocupação em torno do jogo assumir caráter de recurso didático no ensino de História, tendo como fonte principal o RPG escrito por Luiz Eduardo Ricon, O Descobrimento do Brasil, lançado durante as comemorações dos 500 anos do Brasil. Através de uma análise das referencias utilizadas pelo autor, nossa proposta se insere na tentativa de caracterizar o tipo de Cultura Histórica que tal produto da indústria cultural constrói a partir do momento que propõe uma narrativa acerca dos Descobrimentos e da História do Brasil, trazendo representações que giram em torno da própria ideia de Identidade Nacional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18352/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.