Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paloma Porto-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:23:23Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:13:16Z-
dc.date.available2011-03-14-
dc.date.available2018-07-21T00:13:16Z-
dc.date.issued2010-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Paloma Porto. (Des)alinhando alguns fios da modernidade pedagógica: um estudo sobre as práticas discursivas em torno da educação infantil em Campina Grande-PB(1919-1945). 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6041-
dc.description.abstractThis dissertation has as objective to investigate the discursive networks that tried to build a local identity based on education in the beginning of the 20th century in the city of Campina Grande/PB. This study suggests an interest on the historicity of the emergence of a preoccupation over teaching and problematizes the conditions in which the rising of an idea of education is possible attached to the idea of modernity. We apprehend how the discourses of progress were associated to the pedagogical discourse in the attempt to transform Campina Grande into a modern and civilized city. Thus, we investigate the networks, the strands that unravel and give visibility to such question from the discourse practices of Ronaldo Dinoá and the local newspapers. As a reference we‟ve used the work Memories of Campina Grande and the many speeches published in the printed newspapers that circulated around the city at the time, investigating how the enunciations elaborated a notion of education articulated to a need of naming it as the main tool to reach the pedagogical modernity. So, we try to escape a historicity that privileges only the material configurations of the modern desire, casting a more subjective look as a possibility to approach the pedagogical modernity, understanding it as disarrangement between continuities and discontinuities, as rupture and singularities. We take the period between 1919 (year of the foundation of a private school in the city the Campinense Pedagogical Institute) and 1945, due to this one being the end of the term of Lieutenant Alfredo Dantas in that Institute, caused by his death. We‟ve tried to write the story of the discursive practices taking the discourse analysis as the method.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:23:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 846016 bytes, checksum: f0e641e1908f07e8cc634a189a575764 (MD5) Previous issue date: 2010-02-19eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:13:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 846016 bytes, checksum: f0e641e1908f07e8cc634a189a575764 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1960 bytes, checksum: 057b6b01aac84dc649610ef5c29a6582 (MD5) Previous issue date: 2010-02-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCampina Grandepor
dc.subjectModernityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCampina Grandeeng
dc.title(Des)alinhando alguns fios da modernidade pedagógica: um estudo sobre as práticas discursivas em torno da educação infantil em Campina Grande-PB(1919-1945)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Branco, Uyguaciara Veloso Castelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940523057526487por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470316486597126por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem por objetivo investigar as redes discursivas que tentaram construir uma identidade local, baseada na educação, no início do século XX, na cidade de Campina Grande PB. O presente estudo sugere um interesse pela historicidade da emergência de uma preocupação com o ensino e problematiza as condições de possibilidade do surgimento de uma noção de educação acoplada à idéia de modernidade. Apreendemos como os discursos de progresso associaram-se ao discurso pedagógico na tentativa de transformar Campina Grande em uma cidade moderna e civilizada. Investigamos, assim, as redes, os fios que (des)alinham e dão visibilidade a tal questão a partir das práticas discursivas de Ronaldo Dinoá e dos jornais campinenses. Apropriamos, como referência, a obra Memórias de Campina Grande e os vários discursos publicados nos jornais impressos que circularam na cidade na época, investigando como os enunciados elaboraram uma noção de educação articulada a uma necessidade de nomeá-la como a principal ferramenta para se alcançar a modernidade pedagógica. Assim, tentamos escapar de uma historicidade que privilegie apenas as configurações materiais do desejo moderno, lançando um olhar mais subjetivo como possibilidade de abordagem da modernidade pedagógica, entendendo-a como um (des)alinho entre continuidades e descontinuidades, como ruptura e singularidade. Tomamos, como recorte temporal, os anos de 1919, respectivamente ao ano de fundação de um educandário privado na cidade O Instituto Pedagógico Campinense e o ano que encerra a gestão do Tenente Alfredo Dantas no Instituto, em virtude de sua morte. Buscamos escriturar uma história das práticas discursivas tendo a análise de discurso como metodologia empregada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18022/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf826,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.