Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Severino do Ramo de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:34Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:15:14Z-
dc.date.available2012-12-05-
dc.date.available2018-07-21T00:15:14Z-
dc.date.issued2012-04-23-
dc.identifier.citationPAIVA, Severino do Ramo de. ESCollab: Uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Software. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6073-
dc.description.abstractAmong all the activities performed by human beings today, software development is one of the most recent in historical terms, but one of the most important due to the increasing digitalization of the society. On the other hand, the growing importance of collaborative environments, in a globalized world, has enabled the sharing of information and the interaction between people far away. These changes have enhanced the power of teamwork and social interaction. The social and economic importance of the software industry has motivated many researchers to seek solutions to improve the training of skilled labor in the area of Software Engineering. This dissertation work presents a collaborative teaching methodology aimed at improving the teaching of the disciplines of Software Engineering. The ESCollab methodology incorporates the latest teaching tools and has been applied, as a case study, in two institutions of higher education in computing.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3378933 bytes, checksum: f76271296a08a3314b9e328be523e7f2 (MD5) Previous issue date: 2012-04-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 3378933 bytes, checksum: f76271296a08a3314b9e328be523e7f2 (MD5) arquivototal.pdf.txt: 171241 bytes, checksum: 90e3f538c16c8bc4d112f442884e26c8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2078 bytes, checksum: 70902a96225e43b18ae82d43c14faa85 (MD5) Previous issue date: 2012-04-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectSistemas colaborativospor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectCollaborationeng
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectSoftware engineeringeng
dc.subjectCollaborative systemseng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.titleESCollab: uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Softwarepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Alvaro Francisco de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061312286412870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5961722712381419por
dc.description.resumoDentre todas as atividades desenvolvidas pelos seres humanos na atualidade, o desenvolvimento de software é uma das mais recentes em termos históricos, mas uma das mais importantes devido à crescente informatização da sociedade e seu modus vivendi. Por outro lado, a importância crescente dos ambientes colaborativos, no mundo globalizado, tem possibilitado a materialização da empresa global , o compartilhamento de informações e viabilizado a interação entre pessoas distantes. Essas mudanças têm potencializado o poder do trabalho em equipe e a interação social. Essa importância social e econômica da indústria do software tem motivado vários pesquisadores a buscarem soluções para o aperfeiçoamento da formação de mão de obra especializada na área de Engenharia de Software. Este trabalho apresenta uma metodologia de ensino colaborativa voltada para o aperfeiçoamento do ensino das disciplinas da área de Engenharia de Software. A metodologia ESCollab incorpora as mais modernas ferramentas pedagógicas, tendo sido aplicada, a título de estudo de caso, em duas instituições de ensino superior na área de computação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14753/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.