Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paiva, Severino do Ramo de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T12:36:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:15:14Z | - |
dc.date.available | 2012-12-05 | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:15:14Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-23 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Severino do Ramo de. ESCollab: Uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Software. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6073 | - |
dc.description.abstract | Among all the activities performed by human beings today, software development is one of the most recent in historical terms, but one of the most important due to the increasing digitalization of the society. On the other hand, the growing importance of collaborative environments, in a globalized world, has enabled the sharing of information and the interaction between people far away. These changes have enhanced the power of teamwork and social interaction. The social and economic importance of the software industry has motivated many researchers to seek solutions to improve the training of skilled labor in the area of Software Engineering. This dissertation work presents a collaborative teaching methodology aimed at improving the teaching of the disciplines of Software Engineering. The ESCollab methodology incorporates the latest teaching tools and has been applied, as a case study, in two institutions of higher education in computing. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-14T12:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3378933 bytes, checksum: f76271296a08a3314b9e328be523e7f2 (MD5) Previous issue date: 2012-04-23 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 3378933 bytes, checksum: f76271296a08a3314b9e328be523e7f2 (MD5) arquivototal.pdf.txt: 171241 bytes, checksum: 90e3f538c16c8bc4d112f442884e26c8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2078 bytes, checksum: 70902a96225e43b18ae82d43c14faa85 (MD5) Previous issue date: 2012-04-23 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.subject | Engenharia de software | por |
dc.subject | Sistemas colaborativos | por |
dc.subject | Metodologia de ensino | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Collaboration | eng |
dc.subject | Cooperation | eng |
dc.subject | Software engineering | eng |
dc.subject | Collaborative systems | eng |
dc.subject | Teaching methodology | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.title | ESCollab: uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Software | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Alvaro Francisco de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5061312286412870 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5961722712381419 | por |
dc.description.resumo | Dentre todas as atividades desenvolvidas pelos seres humanos na atualidade, o desenvolvimento de software é uma das mais recentes em termos históricos, mas uma das mais importantes devido à crescente informatização da sociedade e seu modus vivendi. Por outro lado, a importância crescente dos ambientes colaborativos, no mundo globalizado, tem possibilitado a materialização da empresa global , o compartilhamento de informações e viabilizado a interação entre pessoas distantes. Essas mudanças têm potencializado o poder do trabalho em equipe e a interação social. Essa importância social e econômica da indústria do software tem motivado vários pesquisadores a buscarem soluções para o aperfeiçoamento da formação de mão de obra especializada na área de Engenharia de Software. Este trabalho apresenta uma metodologia de ensino colaborativa voltada para o aperfeiçoamento do ensino das disciplinas da área de Engenharia de Software. A metodologia ESCollab incorpora as mais modernas ferramentas pedagógicas, tendo sido aplicada, a título de estudo de caso, em duas instituições de ensino superior na área de computação. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Informática | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14753/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.