Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Thiago Henrique Jacob Oliveira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:39Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:15:15Z-
dc.date.available2014-06-18-
dc.date.available2018-07-21T00:15:15Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Thiago Henrique Jacob Oliveira. Impactos na aprendizagem da utilização de sistemas de respostas à audiência. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6091-
dc.description.abstractAudience response systems have been studied worldwide as ways to motivate and evaluate the student body in the classroom through the use of technology. These systems have the potential to be a tool for educators able to improve the process of teaching and learning in classrooms. Audience response systems to fit well with the pedagogy of teaching and learning called active learning , which aims to improve the process of assimilation of the content by the students through activities that encourage greater participation and interaction of these with the content taught, in addition of further cooperation of these in order to solve the learning exercises presented in the classroom. This paper discusses the assessment of the impacts on learning of the use of an audience response system in the context of a higher education institution in the state of Paraíba. As a result of this work, was identified that positive impacts on the learning with the use of audience response systems in classroom, student s positive perceptions of students about the acceptance of these systems as a support tool in classroom teaching and challenges of its use, were present during the course of the study.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2498453 bytes, checksum: 874a7b66482af4ca9b577e5ba4690ce8 (MD5) Previous issue date: 2013-07-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:15:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2498453 bytes, checksum: 874a7b66482af4ca9b577e5ba4690ce8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2104 bytes, checksum: c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f (MD5) Previous issue date: 2013-07-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSistemas de Respostas à Audiênciapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAprendizagem Ativapor
dc.subjectAudience Response Systemseng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectActive Learningeng
dc.titleImpactos na aprendizagem da utilização de sistemas de respostas à audiênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Alvaro Francisco de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061312286412870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800800213814788por
dc.description.resumoSistemas de resposta à audiência já vêm sendo estudados em todo o mundo como forma de motivar e avaliar o corpo discente em sala de aula através do uso da tecnologia. Estes sistemas tem o potencial de ser, para os educadores, uma ferramenta capaz de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem presencial. Sistemas de resposta à audiência se adequam bem à pedagogia de ensino e aprendizagem denominada aprendizagem ativa , a qual busca aperfeiçoar o processo de assimilação do conteúdo pelos estudantes através de atividades que estimulem uma maior participação e interação destes com o conteúdo ministrado, além de uma maior cooperação destes com o objetivo de resolverem os exercícios de aprendizagem apresentados em sala de aula. Este trabalho discute a avaliação dos impactos na aprendizagem da utilização de um sistema de resposta à audiência no contexto de uma instituição de ensino superior no estado da Paraíba. Como resultado deste trabalho, foi identificado que, impactos positivos para a aprendizagem com a utilização dos sistemas de resposta à audiência em sala de aula, percepções positivas dos estudantes sobre a aceitação destes sistemas como ferramenta de apoio no ensino presencial e desafios de sua utilização, se fizeram presentes durante o decorrer da pesquisa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14835/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.