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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6104
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Roberto Felicio de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:15:31Z-
dc.date.available2014-07-18-
dc.date.available2018-07-21T00:15:31Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Roberto Felicio de. Análise quantitativa das relações entre usuários no twitter. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6104-
dc.description.abstractUnder the aspect of social beings, humans seek relentlessly interact with each other, in various occasions. This reality, expanded to the virtual world, which allows communication without borders through the Internet between people anywhere in the world. Thus, this dissertation aims to analyze quantitatively the relationships among Twitter users, through the use of Social Media monitoring tools combined with the techniques of Social Network Analysis, aiming to define the profile relationship of individuals within the scenario of which the same is inserted either in education or credit. Studies show that by applying the metrics degree of centrality, brokerage and centrality centrality proximity is possible to define the profile of collaborative people in a particular group, and any flaws in the dissemination of information on the same. It should be noted also, that this research presents a way to define participation and affinity of people in a given context. The results show that it is possible to correlate the data of users on Twitter, with their indices regarding the application of the metrics data with social network analysis and credit companies in order to quantitatively analyze the relationship of these users on various aspects rated the credit crunch.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3044613 bytes, checksum: ac6f232fbaffeef51a820cf84e776ebe (MD5) Previous issue date: 2013-02-19eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAnálise de redes sociaispor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectAnálise de créditopor
dc.subjectRede sociaispor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectSocial network analysiseng
dc.subjectTwittereng
dc.subjectCredit analysiseng
dc.subjectSocial networkingeng
dc.subjectComputers in educationeng
dc.titleAnálise quantitativa das relações entre usuários no twitterpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brito, Alisson Vasconcelos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321676636193625por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591032070394703por
dc.description.resumoSob o aspecto de seres sociais, os seres humanos procuram incessantemente interagir uns com os outros, nas mais variadas ocasiões. Realidade esta, expandida ao mundo virtual, ao qual permite uma comunicação sem fronteiras através da Internet entre as pessoas de qualquer parte do mundo. Desta maneira, a presente dissertação visa analisar quantitativamente os relacionamentos entre usuários do Twitter, através da utilização de ferramentas de monitoramento de Redes Sociais aliados à técnicas de Análise de Rede Sociais, objetivando definir o perfil de relacionamento dos indivíduos dentro do cenário ao qual o mesmo encontra-se inserido quer na área de educação ou crédito. Os estudos realizados revelam que através da aplicação das métricas grau de centralidade, centralidade de intermediação e centralidade de proximidade é possível definir o perfil colaborativo das pessoas dentro de um determinado grupo e eventuais falhas na disseminação de informações no mesmo. Salienta-se também, que a referida pesquisa apresenta uma forma de definir a participação e a afinidade de pessoas em um determinado contexto. Os resultados obtidos mostram que é possível correlacionar os dados dos usuários no Twitter, com seus índices referente a aplicação das métricas de análise de redes sociais e com dados de empresas de crédito, a fim de analisar quantitativamente o relacionamento destes usuários em diversos aspectos votados à restrição de crédito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14932/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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