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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6116
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes Júnior, Rômulo Costa de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:30Z-
dc.date.available2014-08-27-
dc.date.available2018-07-21T00:14:30Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.citationMENEZES JÚNIOR, Rômulo Costa de. Estudo e desenvolvimento de um sistema baseado em jogos para gerenciamento e acompanhamento remoto de terapia para reabilitação motora. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6116-
dc.description.abstractPhysical therapy treatment could take advantage of the use of information systems based games to encourage the practice of rehabilitation exercises and monitor therapy. The popularization of devices that capture the motion as Kinect fostered the development of such applications to interact with patients to physical rehabilitation systems, allowing to be used remotely.For these applications could help with physical therapy in the clinic or in the patient s home, remotely, they shall provide motivational characteristics to assist the patient in the correct execution of movements, be adaptable to the needs of patients and help diagnose during the evolution of the treatment. Thus, from research and comparative analysis of published studies, this study aimed to specify and develop the most important elements that a system for physical therapy should include, looking of a complete system-based games. This research resulted in the development of a prototype containing all the desirable characteristics that have been identified and may be used by physical therapists to assist in physical therapy. The features were developed and evaluated by experienced physical therapists from questionnaires to describe the user experience and possible additional needs. The trial and the results of the questionnaire revealed that the system was well accepted among therapists and already could be used to treat various diseases. However, it is still necessary to develop more playful elements in games, to improve motivation; make small corrections in mechanical motion detection and generate a report about the treatment evolution.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3225676 bytes, checksum: e3ecb38e47d11f19e58210311279820b (MD5) Previous issue date: 2013-07-30eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJogos Sériospor
dc.subjectAnálise e Levantamento de Requisitospor
dc.subjectDesenvolvimento de Sistemaspor
dc.subjectJogos para Saúdepor
dc.subjectReabilitação Físicapor
dc.subjectSerious Gameseng
dc.subjectGames for Healtheng
dc.subjectPhysical Rehabilitationeng
dc.subjectDevelopment and Systems Analysiseng
dc.titleEstudo e desenvolvimento de um sistema baseado em jogos para gerenciamento e acompanhamento remoto de terapia para reabilitação motorapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Alvaro Francisco de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061312286412870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510056253738121por
dc.description.resumoO tratamento fisioterapêutico pode se beneficiar da utilização de sistemas de informação baseados em jogos para estimular a prática dos exercícios de reabilitação e gerenciar a terapia do paciente. A popularização de dispositivos de interface natural com o usuário, como o Kinect, fomentou o desenvolvimento destas aplicações, permitindo que o tratamento possa ser gerenciado por tais sistemas. Para que estas aplicações possam contribuir com o tratamento fisioterapêutico na clínica ou no domicílio do paciente, de forma remota, devem apresentar características motivacionais, auxiliar o paciente na execução correta dos movimentos, ser adaptável às necessidades do paciente, auxiliar no diagnóstico e gerenciar a evolução do tratamento. Desta forma, a partir de investigação e análise comparativa de trabalhos publicados na literatura, este trabalho buscou especificar, desenvolver, avaliar e analisar as funcionalidades necessárias para um sistema de informação baseado em jogos para o tratamento fisioterapêutico. O sistema desenvolvido contém todas as características desejáveis para ser utilizado por profissionais de fisioterapia no tratamento fisioterapêutico. A avaliação do sistema foi realizada por profissionais de fisioterapia, a partir de questionários, descrevendo a experiência de utilização. A análise da experimentação revelou que o sistema obteve boa aceitação entre os fisioterapeutas e que poderia ser utilizado no tratamento de diversas patologias. Entretanto, ainda é necessário modificar o comportamento de algumas funcionalidades, como aumentar a quantidade de elementos lúdicos para melhorar a motivação, ajustes dinâmicos na mecânica de detecção de movimentos e gerar relatórios sobre a evolução para um tratamento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14813/arquivototal.pdf.jpg*
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