Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Ivanildo Alves de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:51Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:15:28Z-
dc.date.available2015-01-21-
dc.date.available2018-07-21T00:15:28Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Ivanildo Alves de. DL-TUTOR: uma ferramenta de apoio à gestão da atividade da tutoria em sistemas de educação a distância. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6130-
dc.description.abstractIt is possible to observe that the current scenario of distance education in Brazilian Higher Education Institutions has shown an increase in demand for Distance Learning Courses. The Ministry of Education said this increase was about fifteen per cent of enrollments made in higher level courses (MEC 2013). This clearly points to an expansion of school systems in offering distance mode courses. To be able to meet and adapt to this new level of complexity it is necessary to adapt the systems to have academics and virtual learning environments that allow teachers and students to benefit from the new facilities offered by these environments. It appears, however, that academic management systems and learning management environments available do not meet the actual needs of the administrative and pedagogical coordinators and teachers of DL courses. In addition, new roles have been created such as the role of the Tutor. The central focus of this study is to investigate the real difficulties encountered by teachers and coordinators of distance courses in the management of the activities of tutors; to establish the functionalities of the system designed to query the data from the activities of tutors in this environment of teaching and learning; and to provide elements to assist and streamline the practice of coordinators and teachers in managing the activities of the tutors in the virtual rooms. In order to make this possible, functional requirements were settled, a review of Moodle s functionalities was performed and a web application was implemented. The final result is an application called DL-TUTOR.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6292947 bytes, checksum: dbfa5ec56037c6397bab80bb2bf559d1 (MD5) Previous issue date: 2015-07-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:15:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 6292947 bytes, checksum: dbfa5ec56037c6397bab80bb2bf559d1 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2322 bytes, checksum: f1facb34826afd0205e2de4866497424 (MD5) Previous issue date: 2015-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFerramenta para Gestão de Tutoriapor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectAmbiente Virtualpor
dc.subjectSistema de Gestão Acadêmica - SIGpor
dc.subjectManagement Tutoring Tooleng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectVirtual Environmenteng
dc.subjectAcademic Management Systemeng
dc.titleDL-TUTOR: uma ferramenta de apoio à gestão da atividade da tutoria em sistemas de educação a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175462550826005por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711351242831224por
dc.description.resumoÉ possível observar que o atual cenário da educação a distância nas IES brasileiras tem mostrado um aumento na procura por Cursos a Distância. O MEC divulgou que este aumento foi de cerca de quinze por cento das matrículas realizadas nos cursos de nível superior (MEC 2013). Esta situação aponta claramente para uma expansão nas redes de ensino em ofertar cursos na modalidade a distância. Para poder atender e se adequar a este novo nível de complexidade, é necessário adaptar os sistemas acadêmicos e contar com ambientes virtuais de aprendizagem AVAs - de forma a permitir que professores e alunos possam se beneficiar das novas facilidades oferecidas por estes ambientes. Verifica-se, entretanto, que os sistemas de gestão acadêmica e gestão da aprendizagem disponíveis não atendem às reais necessidades administrativas e pedagógicas dos coordenadores e professores no âmbito da EAD. Além disso, novos papéis foram criados para atender, de forma adequada, aos alunos de EAD, por exemplo, o papel do Tutor. O foco central deste trabalho foi pesquisar as reais dificuldades encontradas por professores e coordenadores de cursos a distância na gestão das atividades dos Tutores, estabelecer as funcionalidades em um sistema desenvolvido para consulta aos dados das atividades dos tutores em um ambiente de ensino-aprendizagem, bem como oferecer elementos para auxiliar e agilizar a prática de coordenadores e professores na gestão das atividades dos tutores nas salas virtuais de aprendizagem. Para tanto, foram levantados os requisitos funcionais, realizada avaliação da plataforma Moodle, e implementada uma aplicação WEB para atender à gestão de atividades dos tutores no Moodle. O resultado final foi uma ferramenta denominada DL-TUTOR.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14924/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf6,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.