Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Daniel Faustino Lacerda de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:55Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:39Z-
dc.date.available2010-07-28-
dc.date.available2018-07-21T00:14:39Z-
dc.date.issued2010-07-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Daniel Faustino Lacerda de. Incorporando tecnologias 3d a tv digital e interativa: um estudo de estratégias de integração baseadas no middleware ginga. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6141-
dc.description.abstractRecently, Brazil has defined its Digital Television standard. One of news in this model is the digitization of content transmitted by the broadcasters, which enables the convergence of applications and Internet services in interactive services for TV. In this sense, middleware for TV is the software which supports the implementation of such applications. The integration of 3D technologies in Digital Television environments extends the possibilities of interactivity and entertainment. Thus, the use of this technology can expand the range of research and business opportunities within the Interactive TV area. This work presents an architecture to support the execution of 3D applications on Digital Television environments. This architecture is based on DTV Brazilian middleware: Ginga. In this work are discussed strategies for integration of 3D technologies through execution and presentation environments of Ginga. Besides the definition of the architecture, this work presents a proof of concept for the new model presented as well as a performance analysis of the proposed solutions. Finally, a comparison is made between the solutions developed in order to determine which strategy is more feasible.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2757758 bytes, checksum: 190623edac59a5dd3d056de8a14e2653 (MD5) Previous issue date: 2010-07-05eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:14:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2757758 bytes, checksum: 190623edac59a5dd3d056de8a14e2653 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-07-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTelevisão Digitalpor
dc.subjectTecnologias 3Dpor
dc.subjectGingapor
dc.subjectDigital Televisioneng
dc.subject3D Technologieseng
dc.subjectGingaeng
dc.titleIncorporando tecnologias 3d a tv digital e interativa: um estudo de estratégias de integração baseadas no middleware gingapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tavares, Tatiana Aires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903908392101557por
dc.contributor.advisor-co1Machado, Liliane dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240551533292579por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175882793842898por
dc.description.resumoRecentemente o Brasil definiu seu padrão de TV Digital. Uma das novidades neste novo modelo é a digitalização do conteúdo transmitido pelas emissoras, que permite a convergência de aplicações e serviços de internet em serviços interativos para TV. Neste sentido, o middleware para TV é o software responsável por oferecer suporte à execução de tais aplicativos. A integração de tecnologias 3D a ambientes de TV Digital estende as possibilidades de interatividade e entretenimento. Através do uso deste tipo de tecnologia é possível ampliar o conjunto de possibilidades de pesquisa e negócios no âmbito da TV Interativa. Este trabalho apresenta uma arquitetura de suporte à execução de aplicações tridimensionais em ambientes de TVDI. Tal arquitetura é baseada no middleware brasileiro de TVDI: Ginga. Neste trabalho são discutidas as estratégias de integração de tecnologias 3D através dos ambientes de execução e apresentação do Ginga. Além da definição da arquitetura, este trabalho apresenta uma prova de conceito para o novo modelo apresentando, bem como uma análise de desempenho das soluções propostas. Por fim, é feita um estudo comparativo entre as soluções desenvolvidas, a fim de definir qual estratégia é mais viável.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14864/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.