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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6153
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Herbet Ferreira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:58Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:15:32Z-
dc.date.available2011-04-27-
dc.date.available2018-07-21T00:15:32Z-
dc.date.issued2011-03-23-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Herbet Ferreira. Aplicando Sistemas Hápticos em Serious Games: um Jogo para a Educação em Higiene Bucal. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6153-
dc.description.abstractAssociate to Virtual Reality, the incorporation of haptic systems makes possible to extend the level of realism and provide a more efficient way of involvement, bringing better results in performing the activities of tactile nature embedded in applications and games. However, there are few incentives for implementing these devices in serious games. The development of serious games in immersive environments and the inclusion of non-conventional devices such as haptic devices, may contribute to the motivation and learning of the player. This work has as main objective the design, study, research, development and discussion of the incorporation of haptic systems in serious games, specifically in Odontology related to adult s oral hygiene. Though, the serious games development needs a multidisciplinary team. Thus, this work also proposes and tests a serious game development process which aims to achieve a good set of approach, content and technology for a correct planning and specification of the game.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2157506 bytes, checksum: f860bc902af866c32087958813a3a8b9 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 parte1.pdf: 2157506 bytes, checksum: f860bc902af866c32087958813a3a8b9 (MD5) parte1.pdf.jpg: 4033 bytes, checksum: cbf3af0e3c706c36e5ab7a2945f75a20 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSistemas hápticospor
dc.subjectSerious gamespor
dc.subjectJogos para Odontologiapor
dc.subjectHigiene bucalpor
dc.subjectProcesso de desenvolvimento de jogospor
dc.subjectHaptic systemseng
dc.subjectSerious gameseng
dc.subjectGames in dentistryeng
dc.subjectOral healtheng
dc.subjectGame development processeng
dc.titleAplicando Sistemas Hápticos em Serious Games: um jogo para a educação em higiene bucalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Liliane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240551533292579por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8171591441577945por
dc.description.resumoAliado à Realidade Virtual, a incorporação de sistemas hápticos possibilita ampliar o nível de realismo e oferecer uma forma mais eficiente de envolvimento, trazendo melhores resultados na realização das atividades de natureza tátil inseridas em aplicações e jogos. Entretanto, poucos são os incentivos da aplicação destes dispositivos em serious games. O desenvolvimento dos serious games em ambientes imersivos e a inclusão de dispositivos não convencionais, como dispositivos hápticos, podem contribuir para a motivação e aprendizado do jogador. Desta forma, este trabalho traz como principal objetivo a concepção, estudo, investigação, desenvolvimento e discussão da aplicação de sistemas hápticos em serious games, mais especificamente na construção de um jogo para a área Odontológica relacionada à higiene bucal de adultos, podendo este, ser utilizado para propiciar o entendimento melhor dos conceitos, como também, na fixação de técnicas de escovação e procedimentos envolvidos. Entretanto, o desenvolvimento de um serious game necessita de uma equipe multidisciplinar no qual profissionais da área que o conteúdo do jogo se relaciona precisa estar em constante comunicação com a equipe de design e desenvolvimento. Desta forma, também é proposto e testado neste trabalho, um modelo de processo para o desenvolvimento de serious games que visa alcançar um bom conjunto de abordagem, conteúdo e tecnologia para o correto planejamento e especificação do jogo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14940/parte1.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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